Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Maior Pagamento

     Fico observando com meu cachorrinho me trata com tanto carinho, companheirismo e fidelidade, esperando em troca apenas carinho, atenção, água e comida, ou seja, nada demais e praticamente nada material. Esse tipo de relação me chama a atenção por não envolver interesses, favores e nada material. Infelizmente, a vida tem seu lado comercial, onde, praticamente todas as vezes, as pessoas fazem as coisas para as outras esperando algo em troca, como favores ou recompensas materiais. Um amigo me disse outro dia que tudo sempre tem algo por trás, algum interesse e, infelizmente é verdade.
     Porém graças a Deus, apesar desse “fundo comercial”, as relações entre as pessoas e até com animais não são apenas de interesse. E essas que a gente faz sem esperar nada material em troca, como a que eu citei entre eu e meu cãozinho, são extremamente gratificantes! E os favores que recebemos, sem interesse de que demos algo em troca, também são muito gratificantes! Sentimos que quem fez aquilo por nós fez porque gosta da gente e nos sentimos bem, queridos, amados, importantes. Fazer alguém feliz é muito bom e nos reconforta! Ajuda até a superar tristezas, decepções, etc. e isso é um retorno que nada material no universo pode dar!
     Tem gente que só faz as coisas pensando no que irá receber em troca e dependendo do que for, nem faz. Outros já fazem sem esperar nenhuma retribuição material. Para essas, considero que recebem o maior pagamento que pode existir, o carinho, o sentimento, a gratidão, um sorriso... É como eu disse, nada material pode substituir a sensação de prazer e felicidade que se sente quando alguém nos retribui um favor com um sorriso ou um sincero “obrigado”! E não se deve considerar que ao fazer algo para alguém sem receber nada em troca que a pessoa que recebeu o favor tenha “assinado uma promissória” e esteja em débito com quem fez o favor. Às vezes a própria pessoa que recebeu o favor considera assim e fica querendo “pagar” o favor, algo que não acho necessário.
     Logicamente que existem situações, fatos e coisas que precisamos fazer em troca de algo, como trabalhar, pois precisamos viver, mas muitas coisas podemos fazer apenas no sentido de promover e espalhar o bem. Se mais pessoas pensassem assim e fizessem o bem aos outros sem esperar nada em troca certamente o mundo estaria melhor. Aqui também cabe minha velha filosofia de se colocar no lugar dos outros, imaginando o que gostaríamos que acontecessem e fizessem conosco e fazermos com o próximo. Recomendo que assistam ao filme “A Corrente do Bem” para compreender bem meu raciocínio!
     É preciso que compreendamos também que hoje podemos estar ajudando alguém, mas amanhã podemos ser nós que estejamos precisando de ajuda em alguma coisa!
     Encerro esta minha postagem com algumas frases que ouvi há algum tempo e que “ilustram” esta minha postagem e forma de pensar: “Ninguém é tão rico que não precise de nada e ninguém é tão pobre que não possa dar algo!” e “quem tem menos é quem mais compartilha!” Pense nisso e pratique o bem, o retorno é garantido e é o maior pagamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!