Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Lei Protege Quem Está Errado

     Há algum tempo atrás, uma amiga que vende roupas me contou um caso sobre uma de suas clientes que havia comprado algumas peças e não havia pago. Ela havia tentado cobrar de forma discreta, por telefone, a sós, etc., mas a cliente não pagava. Ela acabou encontrando com esta cliente no local de trabalho da cliente e precisou de muito cuidado para conversar com ela, mesmo tendo o direito a receber o que lhe era devido.
     Recentemente passei por uma situação parecida, na qual precisei receber determinado valor e tive problemas até sendo ameaçado de processo pelo meu "devedor" que alega ter transferido a responsabilidade para um terceiro, emissor de cheques que passou.
     A partir destes casos, parei para pensar e vi que, na prática, a lei beneficia e protege mais aquele que está errado. Minha amiga e eu possuímos o direito de receber, porém precisamos ter cuidado ao tentar receber para que não percamos a razão e nos tornemos "culpados" em nossas "disputas". No caso da minha amiga, por exemplo, se ela cobrar da devedora em frente a outras pessoas, como no trabalho, ela pode ser acusada de estar constrangendo a pessoa e pode até ser processada por isso.
     Fico decepcionado ao ver casos assim, já que as pessoas acabam utilizando os benefícios da lei para se proteger de suas irresponsabilidades, transformando as pessoas que têm seus direitos (como minha amiga e eu) em reféns. Essas pessoas estão sendo mais protegidas pela lei do que quem foi prejudicado por elas. Até concordo que essas pessoas também tem seus direitos e as leis também devam protegê-las, porém não acho justo que utilizem das "brechas" da lei para se safarem de seus compromissos e responsabilidades e inverteram a situação. A gente tenta fazer as coisas certas e acaba ficando com medo do que pode acontecer se for correr atrás dos seus direitos. Às vezes acaba sendo "melhor" um prejuízo inicial do que mais amolação, dor de cabeça e problemas!
     Acho que já passou da hora de pararem de ficar criando as leis apenas baseados em teoria! É preciso que se analise cada lei na prática e se "tampe" essas brechas que existem para que ninguém as use para prejudicar os outros. Ao invés de discursos e bate-boca, os responsáveis pelas leis deveria se preocupar com estudo e análise de situações reais para que as leis criadas sirvam realmente para proteger o cidadão decente e honesto, aquele que quer respeitá-las e não se tornar refém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!