Páginas

domingo, 28 de junho de 2015

Analisando a Seleção e o Futebol Brasileiros

          Porque a Seleção Brasileira não conquista mais nada e nem os jogadores brasileiros não são mais destaques no mundo? Simples, o futebol brasileiro está, há muito tempo, deixado de lado. São vários outros interesses que se sobrepõem ao futebol.
     Aqui no Brasil, podemos considerar que a Seleção Brasileira na verdade é um time da CBF, como se fosse um clube, pois não representa o que o nome diz “seleção”, escolha dos melhores. Os jogadores são escolhidos segundo interesses de dirigentes e empresários, levando em consideração a parte financeira e a parte política. Muitos são convocados para serem valorizados, reconhecidos e depois vendidos. Acredito que tenha muita gente recebendo o retorno dessas vendas valorizadas. Cito o exemplo do Roberto Firmino, que não é um mal jogador, mas para ser titular de uma Seleção Brasileira, ainda mais fora de sua posição, ainda precisa evoluir. Sem contar que ninguém do Brasil o conhecia, apenas o pessoal da CBF.
     Outra situação diz respeito aos goleiros. Sinceramente, uma Seleção que ver vencer algo precisa dos melhores e o Jefferson do Botafogo não é o melhor goleiro! Sou atleticano, mas reconheço que o Fábio, do Cruzeiro, é um dos melhores goleiros do país há bastante tempo. Ele não é convocado porque nas categorias de base do Vasco, entrou na justiça ou algo assim (brigou) contra a CBF. E jogador de time mineiro também, dificilmente é convocado, só quando não há outra condição! Existem inúmeros outros casos, mas esses exemplificam que os interesses financeiros (lucro) e políticos estão muito acima do futebol.
     Ainda na linha de raciocínio do lucro, a Seleção Brasileira praticamente não joga no Brasil e nem em horários em que nós, brasileiros, possamos assistir e acompanhar. Isso se deve à tentativa de agradar os clubes europeus na liberação dos atletas e a acordos comerciais com empresas que vendem os jogos da Seleção. Dessa forma, não conseguimos nem acompanhar a situação de nossa Seleção, já perdemos a identidade e a representação que ela tinha de nosso país. Hoje em dia, o brasileiro, que ama futebol, está muito mais preocupado e envolvido com os clubes do que com a Seleção, que já não significa mais a mesma coisa. E sem contar que mais de longe, a gente não percebe os rolos e podres envolvidos. E um detalhe que não posso deixar de comentar é que até hoje não entendo porque a sede da CBF fica no Rio de Janeiro, já que lá não é capital do país e nem nada nesse sentido.
     Também analisando a questão da Seleção Brasileira, depois do vexame que tivemos na Copa do Mundo de 2014, em casa, precisávamos aprender e modificar tudo, recomeçar do zero. Mas isso não aconteceu! Trouxeram de volta um técnico fraco e sem experiência que já não foi bem em 2010 e convocaram vários jogadores que estiveram naquela vergonha da Copa. Sem mudanças de verdade, os resultados ainda serão os mesmos.
     Sobre os jogadores, muitos saem do país antes de ter qualquer cultura e identificação com o Brasil. Se tornam conhecidos apenas depois que aparecem em um grande time europeu ou consegue uma vaguinha no time da CBF. Vários craques não atuam em nosso país, não amadurecem. Vemos o Neymar, que ficou mais tempo jogando no Brasil antes de ser vendido e olha o resultado. Comparemos com o Bernard, o Vitinho entre outros. São bons jogadores, mas sem preparo e amadurecimento para sair do país. E mesmo os jogadores mais velhos, os clubes brasileiros não conseguem segurá-los por muito tempo. Daí jogadores como Diego Tardelli, Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro, vão jogar em clubes da China, das Arábias, etc., onde a competitividade é muito menor e mesmo com qualidade, seu nível de eficiência e de jogo diminuem consideravelmente. Veja o exemplo do Tardelli na Seleção quando jogava no Galo e agora quando está jogando no clube da China! Isso faz a gente pensar onde os milhões que a CBF lucra por aí vão parar que não são investidos no próprio futebol brasileiro, ajudando os clubes.
     Infelizmente, enquanto não modificarem essa forma de ver o futebol, apenas como uma fonte de lucro e de troca de favores, nosso futebol e a Seleção (time da CBF) vai continuar em decadência, ladeira abaixo! Pessoas como eu, que ainda tem orgulho de serem brasileiros e gostaria de ter alegrias novamente com nossa Seleção, vamos ter que ir amargando desilusões! Quem sabe um dia as coisas mudem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!