Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Todos Nós Temos Preconceitos

     O título desta postagem é uma afirmação séria e polêmica! Alguns podem até discordar do que digo, mas vou explicar meu raciocínio.
     Logicamente que não falo de racismo ou de atitudes agressivas contra alguém, mas de um “julgamento” de alguém pela aparência, situação, comportamento, etc. Preconceito, como o próprio nome indica, trata-se de um conceito, uma opinião estabelecida antes de se conhecer algo ou alguém (“pré” + “conceito”). E é justamente esse conceito antes de conhecer que nos faz agir assim!
     Nós temos a tendência de julgar primeiramente a aparência! Por exemplo, podemos até ter um relacionamento com uma pessoa por sua personalidade, pela convivência, etc., mas o que nos atrai primeiramente é a beleza (de acordo com o gosto de cada um!), ou seja, a aparência. Se virmos alguém sujo, mal vestido, inicialmente pensamos mal daquela pessoa para só depois procurar entender o motivo de ela estar naquela situação, mais uma vez, a aparência primeiro. Que atire a primeira pedra quem não faz isso, mesmo involuntariamente!
     Além da questão da aparência, existem outros fatores que motivam todos a pensarem algo de ruim primeiro antes de ver do que realmente se trata. O cargo ou função da pessoa por exemplo. Imagina-se que quem é chefe em uma empresa, por exemplo, é rigoroso, sério demais, talvez até grosseiro e/ou arrogante, mas isso não é necessariamente verdade! Tem gente que sente vergonha de conversar com autoridades como prefeitos, padres, etc., julgando a pessoa muito mais pelo cargo ou função do que pela pessoa em si.
     E existe também a situação de estereótipos que nos são fixados pela mídia, pela sociedade, etc. Por exemplo, se virmos um muçulmano atualmente, o imaginamos e o associamos a um terrorista, a princípio. Estou apenas citando um exemplo, de forma genérica, sem relação a ninguém! E estou falando apenas de uma primeira impressão! Nesse grupo ainda podem ser incluídos os casos de julgamento de grupos, como dos políticos, por exemplo, onde os poucos honestos e bons são incluídos no meio dos corruptos.
     Dependentes químicos são sempre viciados, drogados e atletas pegos no doping são sempre trapaceiros, mesmo que se tratem e/ou paguem pelo que fez! E mesmo que provem que nunca tiveram contato com drogas e/ou são inocentes no doping, o julgamento e o "rótulo" já estará grudado para sempre!
     No trânsito se alguém comete alguma "barbeiragem", as pessoas logo imaginam que é um iniciante ou uma mulher no volante. Existe também esse preconceito já estabelecido de que apenas um tipo de pessoa comete determinado erro ou atitude. Pela gostos da pessoa também se cria rótulos e preconceitos. Aqueles que gostam de skate e usam roupas "próprias" do estilo, aqueles que gostam de Heavy Metal, são considerados "mal elementos" à primeira vista, pelo simples fato de curtir aquele estilo. Quem curte sertanejo é caipira ou corno, segundo algumas opiniões. Tudo isso é rotulação e preconceito.
     Acredito que essa reação seja algo natural, uma espécie de instinto de defesa, julgando algo “fora dos padrões” uma ameaça. Aquilo que não conhecemos nos parece estranho e ameaçador à primeira vista! Talvez seja até um primeiro instinto, uma primeira impressão que sirva de alerta de segurança! Lógico que esses “padrões” nos são impostos pela sociedade, pelos costumes e conceitos que aprendemos e pelo que vivemos e acompanhamos por aí.
     Tudo isso que citei são tipos de preconceito e todos nós temos! Ainda existem outros exemplos, mas que não me recordo agora e não há necessidade de citar. O importante, a meu ver, é saber lidar com isso e não deixar que essas primeiras impressões e julgamentos seja a base de nosso agir! Racismo, agressões, violência, discriminação é muita idiotice e não se justifica de maneira nenhuma! Podemos até passar por essa fase de preconceito, mas devemos superá-la rapidamente e analisar as pessoas e situações pelo que elas são de verdade e não pelo que parecem ou em que situação estão! Minha intenção com esta postagem é mostrar que todos temos preconceitos, mas é a forma que lidamos com eles e os controlamos é que conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!