Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Tocando no Assunto do TOC

     Você conhece alguém que lava as mãos várias vezes, checa muitas e seguidas vezes se a porta está trancada, não pisa em linhas no chão, entre outras “manias” mais “constantes” e “chatas” como essas? Na verdade isso não se trata de simples manias ou costumes e nem mesmo questão de segurança, mas sim de sintomas de TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo.
     Longe de mim de querer definir doença e sintomas de forma correta e bem feita, pois não tenho preparação para isso! Quero apenas comentar sobre o tema, já que conheço pessoas que apresentam esses sintomas, algumas que até já foram diagnosticadas e já percebi que eu mesmo tenho alguns.
     Essa doença se caracteriza pela “necessidade” da pessoa de realizar certos “atos” constantemente, em determinada ordem ou situação, como as que citei no início da postagem. O que diferencia esses “atos” das manias comuns e inofensivas é que a pessoa não consegue deixar de fazer e em alguns casos acha até que pode acontecer algo de ruim se não os fizer. Existem casos em que a pessoa apresenta vários desses sintomas e isso dificulta muito a vida dela. O cantor Roberto Carlos é um exemplo muito conhecido disso, pois não usa e não gosta que ninguém use cores escuras em roupas, dentre outras várias “manias”.
     O pior é que a própria pessoa, na maioria dos casos, não percebe que tem TOC e que isso a está prejudicando. Desta forma, acaba não tentando “corrigir” e/ou procurando ajuda. Dessa forma, sem tratamento ou acompanhamento adequados, a tendência é só piorar e prejudicar cada vez mais o portador de TOC. isso sem contar que acaba prejudicando quem convive com ele. Imagina aquela pessoa com compulsão por limpeza, o quanto é difícil conviver, já que tudo gira em torno da limpeza e não se pode fazer quase nada com receio de sujar e/ou bagunçar!
     Eu mesmo já percebi que possuo alguns “tiques nervosos” que acredito serem parte dos sintomas de TOC! Passei a observar depois que fiquei sabendo do diagnóstico de uma pessoa próxima e que ouvi a explicação do psiquiatra que me trata de ansiedade. Depois que percebi que apresento sintomas de TOC, estou tentando eu mesmo corrigir alguns, vendo quais não se justificam eu fazer. Certas coisas que fazia dependiam de ordem, método, etc. Separei o que era organização e produtivo e evito ao máximo aquilo que é apenas “mania”. Tenho percebido que melhorei e que muita coisa que fazia não produzia nada e acredito ter melhorado um pouco minha produtividade. Ainda estou longe de ter me livrado do TOC, mas estou tentando e se necessário procurarei ajuda.
     O que quero com essa postagem é alertar as pessoas que muitos podem estar enfrentando esse problema sem saber que se trata de um transtorno psicológico e que tem como ser controlado e resolvido. As pessoas podem ter uma vida normal sem ficar escrava dessas “manias”. Pare para pensar e observe se o que você faz no dia a dia realmente é útil ou apenas um “capricho” de sua mente! Recomendo que busquem informações confiáveis de fontes confiáveis, de preferência com profissionais capacitados, se acha necessário ou que saber mais! É melhor você controlar o TOC do que deixá-lo controlar você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!