Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

No Susto é Mais Fácil!

     Até pouco tempo atrás eu era Ministro da Eucaristia e da Palavra em Pains/MG. Com essa “função” tinha a tarefa, entre outras, de celebrar cultos (Celebração da Palavra). Comecei celebrando em minha comunidade (Comunidade São Cristóvão, bairro Alvorada) e depois cheguei a celebrar até na Igreja Matriz de Pains/MG. No início não foi nada fácil! Até tremia atrás da mesa da Celebração, de tão nervoso! Depois com o tempo, fui controlando minha ansiedade, meus nervos, me acostumando à tarefa e ficou mais fácil! Mesmo assim, quando eu sabia que tinha alguma celebração com alguns dias de antecedência, ficava me preparando, pensando e me preocupando com a Celebração. Dessa forma, acabava aumentando a ansiedade e o nervosismo e aquilo acabava me fazendo mal. Mesmo estando preparado, conhecendo o tema e preparando aquilo que precisaria, não me sentia confortável e tão confiante quanto poderia.
     Sempre tive muita ansiedade e vergonha, pois fui uma pessoa tímida desde criança! Não conseguia me expressar bem em público e tinha vergonha das pessoas. Acredito que por ter sofrido bulling (sem nem saber o que era isso!) quando mais jovem na escola, minha autoestima não era lá muito forte! Com o passar do tempo, recebi instruções de como vencer esse medo de falar em público, contando até com o apoio de um professor de artes que com algumas técnicas e “forçando” os alunos a se apresentarem diante da turma, conseguiu nos fazer enfrentar nossos medos. Com isso e com as experiências que fui adquirindo ao longo da vida, acabei vencendo estes traumas e medos e conseguindo me sair bem em público.
     Porque contei tudo isso? Para mostrar que é difícil a gente ter uma tarefa assim, principalmente em público, mesmo estando preparado e contando com a confiança das outras pessoas! Isso é importante para eu poder explicar meu raciocínio de que quando pensamos demais em alguma coisa, ela acaba crescendo em nossa mente e se tornando até mais ameaçadora e desconfortável do que realmente é! Existem pessoas, como minha esposa, por exemplo, que não leem em público de nenhuma forma! E nem fazem outras apresentações em público. Além de outros motivos psicológicos como os que já citei (entre outros), pensar que estará lendo, falando ou se apresentando em público acaba criando no subconsciente da pessoa um medo daquela situação que tende a crescer cada vez mais impossibilitando a pessoa de vencer esse medo. Existem técnicas que podem ajudar a superar essa “barreira” e se for um caso mais sério, pode-se e deve-se contar com a ajuda de profissionais como psicólogos e/ou psiquiatras.
     O que já observei e achei curioso é o fato de que quando a pessoa é convidada para uma apresentação, seja qual for, em público de última hora, “no susto”, como dizemos, é mais fácil de se superar a ansiedade. Logicamente que tem mais dificuldades em se apresentar em público não encontrará tanto benefício nesse caso! Eu já me senti muito menos nervoso em várias situações em que fui convidado para fazer uma leitura ou até mesmo uma Celebração de última hora. Não sei se para todos é assim, mas já observei que se torna mais fácil! Aconselho as pessoas a tentarem vencer seus medos e dificuldades, sozinhas ou com ajuda! Só tem-se a ganhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!