Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Psicologia e Hipocondria

     Como sempre que comento algo sobre assuntos mais técnicos, prefiro expor minha opinião e meus conceitos mais populares e o que conheço sobre o que escrevo. Assim sendo, quem desejar uma informação mais completa e correta, favor procurar um profissional de saúde! Basicamente hipocondria é a “mania” da pessoa de tomar remédios e de achar sempre que está doente. Isso é um transtorno psicológico.
     Conheço várias pessoas, familiares, amigos e conhecidos que não podem nem ouvir falar em alguma doença, remédio, médico ou exame, que sentem as coisas, quer procurar um médico, tomar o remédio, fazer exames, etc. Parece que a pessoa sente aquilo que acha que tem. Isso é chamado de sintomas psicossomáticos, ou seja, sente-se no corpo o que a mente diz que “deve” sentir. Manifestação física de algo mental, psicológico, emocional, como dores de barriga, enjoo, dores de cabeça, etc. Outra forma que conheço de manifestação da hipocondria é o caso de pessoas que morrem de medo de ficar doentes e tentam prevenir e achar risco em tudo. Quem não conhece alguém que tem medo de comer certa mistura de alimentos (manga com leite é bem popular, embora seja apenas crendice), tem medo de lavar a cabeça e sair no vento, de tomar vento e/ou sereno, etc.? Algumas coisas fazem sentido e é bom prevenir, mas sem exageros. Tem também aquelas pessoas que gostam de um remedinho, uma receitinha caseira para curar e/ou prevenir alguma coisa. Sempre estão tomando e receitando por aí!
     Eu confesso que sou um pouco hipocondríaco! Já tive problemas de estômago e intestino como infecções e como detesto passar mal de estômago, especialmente vomitar (para mim é a pior coisa do mundo!), fico sempre cismado! Além disso, como já disse em outras postagens, sofro de transtorno de ansiedade, o que agrava ainda mais esse meu medo de passar mal. Já fiquei internado uma vez com infecção intestinal (salmonelose) e até hoje tenho “medo”, cisma de hospital. Sempre que viajo, que saio de casa procuro ter comigo uma bolsinha com meus remédios ou pelo menos aqueles “principais” que possam “me ajudar” numa emergência. Muitas vezes não utilizo nenhum, me sinto seguro e mais tranquilo assim! Já até conversei com uma psicóloga sobre isso, mas não consigo abandonar este hábito. Se me esqueço de levar, fico ansioso e minha ansiedade se reflete no meu estômago.
     Longe de mim querer dar uma explicação e conselhos técnicos sobre isso, apenas exponho o que sinto e passo, convivo. Isso é um caso sério, pois pode impedir a pessoa de viver normalmente por medo, levando, a meu ver, a provocar até a síndrome do pânico, muito mais grave. Reflita um pouco sobre seu comportamento neste caso e veja se seu “medo” de adoecer, necessidade de remédio e sentir muita coisa não é um caso de hipocondria. Caso conclua que é exagerado, procure um especialista de saúde, um psicólogo ou um psiquiatra. Não deixe de viver por isso e nem vá na conversa de pessoas que “sabem” como resolver, com remedinhos naturais e receitinhas caseiras. Procure quem entende de verdade e possa te ajudar a resolver! Saúde psicológica é coisa séria! Pode ter fundo emocional ou outras razões! Muitas vezes a hipocondria é mais séria do que aquilo que a pessoa pensa ter! Com saúde, física ou mental não se pode brincar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!