Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Concorrência e Disputa

     Acho até que já falei sobre este tema e talvez diga algo repetido, mas quero “acrescentar” outro ponto de vista, outra forma de ver. É importante competir! Já ouvimos diversas vezes essa frase! Principalmente se perdemos alguma coisa! (rs) E até concordo, pois acho que como diz o Galvão Bueno, ganhar ou perder faz parte do jogo!
     Existem apenas alguns pontos em competições que gostaria de ressaltar! Primeiro, se perder uma vez ou alguma competição, não se deve sentir-se derrotado. Perdemos batalhas para vencer a guerra no final. Derrotas fazem sim parte da vida e da aprendizagem de todos. Ninguém consegue só vencer sempre! E se fosse assim, não aprenderia nada, pois se aprende muito mais nos tropeços do que nos momentos de glória. Em toda nossa vida e em todas as formas de competição temos vitórias, derrotas e até empates. Isso é mais do que normal! Quem pensa diferente, certamente corre um grande risco de ter uma grande frustração!
     O segundo ponto diz respeito a não dever se preocupar com os concorrentes! Quando entramos em qualquer competição, devemos nos esforçar para fazer o nosso trabalho, a nossa parte bem feita. Se conseguirmos fazer tudo bem feito, independente dos concorrentes, de quantos e quais sejam, certamente teremos grandes chances de vitória. Um concurso público ou um vestibular, por exemplo, tanto faz haver dois candidatos ou um milhão, um por vaga ou quinhentos por vaga, o que vai determinar se você passa ou não é o quanto você se preparou!
     E outro ponto importante é tentar sempre vencer! Como disse antes, ganhar ou perder faz parte, mas deve-se sempre tentar vencer. O esforço, em muitas vezes é recompensado! E quem entra em qualquer tipo de competição com sentimento de derrota, com medo, tende realmente a perder. Mesmo psicologicamente, a pessoa perde sua força, pois internamente se sente derrotado. O otimismo realmente pode levar a pessoa a conquistas! Acreditar é muito importante! E além do mais, se a gente vencer, tenta o “centro do alvo”, se não conseguirmos, certamente chegaremos perto, conseguiremos algo de bom!
     Dessa forma, aconselho a todos a acreditarem na vitória, a buscarem sempre a vitória, a tentar aprender com as derrotas e fracassos para se alcançar o sucesso! O segredo do sucesso, a meu ver, é se preparar muito, não se preocupar com os outros e sim consigo mesmo, no seu potencial e no seu preparo, acreditar sempre (pensar positivo, com otimismo), não desanimar com os tropeços e lutar com todas as forças! A vitória vem de uma combinação de fatores, mas ela depende principalmente de você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!