Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Interferência de Familiares

     Aproveitando minha fase de “conselheiro” de casamentos e relacionamentos (rs), queria comentar sobre a interferência que o casal recebe, especialmente de familiares. Sempre tem alguém achando que sabe muito, que quer dar opinião, palpite, conselho, julgar...
     Maior experiência de alguém pode realmente ajudar em várias situações e casos, porém não vejo casamento e relacionamento dentre eles. É algo muito pessoal e envolve diretamente o casal, suas personalidades, pensamentos, costumes e conversas. Tudo que envolve pessoa, sob meu ponto de vista, não existe uma fórmula, mesmo que vinda de pessoas experientes e bem resolvidas na questão.
     E a maior interferência que vejo no caso dos relacionamentos, e especial nos casamentos, vem dos familiares do casal. Sempre tem algum conselho, algum comentário. Isso sem contar a tendência natural dos familiares “defenderem” o seu familiar e ficar contra o(a) parceiro(a). E também acho que rola um ciuminho de alguns familiares, normalmente pai e mãe. Existem casos em que os familiares interferem tentando ajudar, querendo o bem. Em outros casos, familiares e “pessoas de fora” interferem tentando prejudicar o casal. É muito importante analisar bem cada caso e refletir sobre a intenção das pessoas!
     Quando a gente se casa, quer começar uma vida nova, baseada no que já vivemos, mas com experiências novas. Assim, mesmo que passemos por dificuldades, acho que o casal deve encarar tudo sozinho ou buscar conselhos, ocasionalmente, com pessoas mais experientes e de confiança. Dessa forma vão aprender! Ninguém sabe de tudo e ninguém sabe o que é melhor para o outro. Cada um tem sua vida, e isso inclui a vida de casal. Assim, não acho legal morar perto de familiares de nenhum dos dois e nem ficar vivendo na casa dos familiares ou eles dentro da nossa. Acho que cada um deve ter se espaço e seu tempo. Não acho bom ninguém interferir na vida dos outros! Nem os mais velhos na vida dos mais jovens e nem vice-versa! Logicamente que por vários motivos o casal pode vir a morar perto das famílias, e isso não quer dizer que seja o fim do mundo e do relacionamento! O casal só precisará ter muita habilidade e paciência para “filtrar” o que será conselho, apoio e o que será interferência. É um pouco mais difícil e perigoso, mas não é impossível!
     Não acho de forma nenhuma que conselhos, principalmente da família, sejam ruins, mas desde que solicitados e/ou em momentos oportunos, com limites. Qualquer pessoa que interfira diretamente na vida e na convivência do casal, por melhor intenção que tenha, certamente irá atrapalhar mais do que ajudar. Porém é preciso deixar que o casal aprenda sozinho com suas dificuldades e alegrias. Que com diálogo e vivendo as situações, possam achar, juntos, a melhor forma de conviver. Tem coisas que não se aprende ensinando, somente vivendo!
     Acredito que o mais importante seja saber ouvir e refletir e impor limites para os outros! E limites para si mesmos! Não devemos deixar que interfiram em nossas vidas e não devemos trazer problemas dos outros para nós! Cada um deve saber a melhor forma de resolver suas questões! Se precisarmos ou se precisarem de nós, devemos trocar conselhos e conversar, mas sempre respeitando os limites deles e nosso. A palavra neste caso, a meu ver, é respeito! Se cada um respeitar o limite e as opiniões do outro, dando liberdade para que os outros errem e acertem, aprendendo, não há problema! Não é difícil viver a dois, só precisa de cuidado, paciência, liberdade e carinho! Todos são capazes sem precisar que ninguém fique interferindo, controlando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!