Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Vá com Calma!

     Quando algo acontece diferente do esperado, muita gente já parte logo para a agressividade, para o nervosismo, como forma de solucionar a questão. Essas pessoas tentam resolver na marra, na força, o que não está dando certo. A meu ver, para elas, ameaçar e se mostrar mais forte e/ou poderoso é a melhor forma de se solucionar algum problema. Mas para mim, não é!
     Sou partidário dos conceitos de tratar as pessoas como elas nos tratam e de tentar todas as formas mais fáceis e tranquilas de solução primeiro. Tento sempre utilizar a educação, a calma e a paciência, antes de me alterar. Tento ser superior à situação e às brigas e discussões mais agressivas. Mostro meu lado mais inteligente e tranquilo, antes do agressivo.
     Várias pessoas não tem autocontrole e não respiram e pensam antes de falar e agir. Dessa forma, elas acabam criando mais problemas e dificuldades do que encontrando a solução. Às vezes uma simples conversa, com calma e apresentando bons argumentos é o suficiente para solucionar um problema. Aliás, acredito que se devam esgotar todos os argumentos e conversas calmas antes de uma atitude mais “agressiva”! Em muitas situações, algo simples se torna um problemão e criam-se inimizades e vários outros problemas. Ao invés de chegar a uma solução, essas pessoas nervosas e sem controle, criam inúmeros outros problemas. E ainda podem magoar as pessoas dependendo do que e como dizem e de sua forma de agir.
     Não sei se é questão de cultura ou de criação, mas muitas pessoas são muito nervosas e agressivas e não compreendem os outros. Elas não têm paciência de esperar ou de tentar entender a situação e o motivo de não ter sido solucionado da forma como gostaria. Utilizam os gritos e nervosismo como ferramentas (mais parecem armas) de solução ao invés do diálogo e da compreensão.
     E quando a pessoa fica nervosa e briga constantemente, acaba criando a fama de nervosa, agressiva e chata e os outros começam a se afastar e a evitar fazer coisas para elas. Dessa forma, elas acabam perdendo bons relacionamentos, oportunidades de empregos e de outras coisas boas, não conseguem quem as ajude e ainda ficam sozinhas. Cá entre nós, é muito difícil conviver com pessoas nervosas e agressivas na maior parte do tempo. É muito desagradável!
     Ainda tem as situações em que as pessoas, antes de saber de tudo, do que realmente aconteceu, já começam a julgar os outros e as situações, ficando nervosas e xingando antes mesmo de saber de tudo. Nesses casos, depois que se esclarece a situação, as pessoas ficam muito sem graça e com vergonha pela forma como agiram. E o “alvo” desse nervosismo pode ficar muito magoado. Mal entendidos assim acabam com amizades e criam afastamentos até dentro de famílias. Palavras podem machucar muito mais do que agressões físicas! Mesmo depois de algum tempo, podem tentar uma reconciliação, deixar o que aconteceu para trás, mas ainda fica uma manchinha naquele relacionamento, que poderia ter sido evitada. Também há os casos em que alguém fica nervoso e magoado com alguém e acaba “descontando” em outro. Esse outro pode até ser próximo da primeira pessoa envolvida na briga. Aí é que uma coisinha simples se torna um problemão!
     Sinceramente, acho que ficar gritando, discutindo, “dando barraco” é coisa de falta de cultura e controle, de elegância, postura e educação. Prefiro mil vezes encontrar um “meio termo” do que brigar! Acho mais fácil ceder um pouco e achar uma solução boa para ambos os lados! Conversando, podemos nos entender muito bem!
     Outro conceito de que sou adepto é o de me colocar no lugar dos outros e tratar as pessoas como eu gostaria que me tratassem. Dessa forma, procuro sempre pensar como a pessoa está se sentindo naquela situação e como eu poderia ajudar e não atrapalhar mais ainda. Sei que tenho uma personalidade mais forte e sou mais propenso a ficar nervoso, mas tento ao máximo me controlar e evitar esse tipo de reação. É preciso treino para manter a calma e evitar brigas e discussões. Devemos tentar manter sempre bons relacionamentos com todos. O ser humano é um ser que tem a convivência em sociedade em sua essência e precisa mantê-la bem! Podemos perder tudo de bom que essa convivência tem a nos oferecer!
     Assim, tentemos nos controlar e sempre optar pelo diálogo e pela compreensão antes do nervosismo! Temos muita coisa a perder e nada a ganhar! Antes de ficar nervoso e brigar, respire fundo, conte até dez e vá com calma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!