Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Só a Carne é Fraca?

     Recentemente “estourou” o caso (escândalo) da carne produzida no Brasil. A Polícia Federal divulgou sua operação “Carne Fraca”. Esta operação começou com a investigação de pagamento de propinas, suborno a fiscais sanitários para fazer “vista grossa” em alguns frigoríficos e fábricas. A partir daí chegou-se à informações de carne estragada e adulterada sendo vendida a consumidores. O que começou, pelo que fiquei sabendo, com a denúncia de um fiscal do Paraná sobre algumas empresas específicas.
     Divulgaram o nome de grandes empresas produtoras de carne e derivados como a BRF (dona da Perdigão e da Sadia, entre outras) e da JBS (dona da Seara e da Friboi, entre outras). Surgiu assunto que havia papelão em meio à carne vendida, que processavam carne estragada, fora da validade, que várias empresas faziam isso e também vendiam um produto se passando por outro, como frango no lugar de peru e também processando partes dos animais que não deveriam. Pelo divulgado, 21 empresas em todo o Brasil estão sendo investigadas e apenas 3 foram interditadas.
     Bom, esse é um “resumo” da operação, do caso. Logicamente que um escândalo desses prejudicou e muito a venda e o consumo de carnes no país. E além do mercado interno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Ou seja, o resultado de tudo isso foi um prejuízo enorme para os produtores e para a economia do país.
     Longe de mim querer julgar tudo isso, ainda mais porque acho que tudo deve ser muito bem investigado, os culpados punidos e tudo realmente resolvido! O que acho estranho é a forma como tudo isso foi divulgado e a época! Estamos no meio da discussão, com certa revolta e manifestações do povo, sobre a Reforma da Previdência, e esse assunto da carne desviou e muito a atenção, o foco disso. O governo mencionou que foi contra a forma de divulgação da Polícia Federal e que a operação em si tratou-se de investigação sobre corrupção e não sobre os produtos em si. A própria Polícia Federal procurou prestar esclarecimentos para não prejudicar a economia do país.
     Será que a carne é fraca somente do produto ou dos envolvidos e do governo também? Fraca a ponto de tentar desviar a atenção da Reforma da Previdência, de apontar alguns corruptos e proteger outros? Isso tudo precisa ser muito bem investigado e analisado, em todos os pontos e aspectos! Acho que tem muito mais nesse meio! Espero que tudo seja realmente resolvido, mas tenho lá minhas dúvidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!