Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2017

Reforma da Previdência

     Um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos no Brasil é sobre as reformas trabalhistas do Governo Federal, em especial a reforma da Previdência Social. O povo brasileiro está revoltado com a proposta apresentada!
     Pelo que vi, as maiores mudanças seriam em igualar a idade de se aposentar para homens e mulheres, urbanos e rurais, em 65 anos e aumentar o período de contribuição de 35 para 49 anos. Dessa forma, alguém deveria começar a trabalhar formalmente e a contribuir com o INSS a partir dos 16 anos de idade, para chegar exatamente aos 65 anos de idade com 49 anos de contribuição. E quem começou depois? Bom, esta minha postagem tem o objetivo de apresentar meus argumentos que me fazem ser contra esta proposta.
     Primeiramente, os trabalhadores brasileiros conquistaram a duras penas vários direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. E mudar as coisas desse jeito, mudar as regras durante o jogo, é rasgar tudo isso. Quem já contribui, a meu ver, já tem um direito adquirido pela regra atual e mudar também seria injusto com essas pessoas. E também quem consegue um emprego formal aos 16 anos de idade, sendo que só podem ser contratados como aprendiz, infelizmente representa uma exceção, uma raridade. Ou seja, as pessoas vão se aposentar com a idade muito avançada. E aumentar 14 anos de contribuição é muita coisa.
     Dizem que estão buscando ideias em outros países, em outros modelos. Eu até já falei sobre isso aqui no blog, acho muito arriscado “copiar” modelos de outros países. De forma geral, acho arriscado devido ao fato das diferenças culturais, de governo, de vida, onde vários serviços públicos funcionam muito mais e melhor... Dessa forma, usar outros como base não me parece a melhor alternativa e justificativa. Dizem isso principalmente como argumento para defender a idade mínima.
     Longe de mim querer conhecer profundamente os valores, leis e ter uma opinião muito bem embasada sobre a Previdência Social no Brasil, mas será que somente essa determinação da idade mínima e as outras alterações para o trabalhador em geral serão suficientes? Será que são esses trabalhadores e os aposentados que causaram esse rombo na Previdência? E os desvios de verbas e recursos que não sei se foram totalmente descobertos e recuperados? E os enormes benefícios de alguns como políticos, juízes, etc.?
     Até concordo que a Previdência Social no Brasil precise ser revista e algumas coisas corrigidas, mas não veja essa reforma proposta como a solução mais adequada! Já aceitaram fazer várias “concessões” e alterações para atender uma parte de quem reclamou. Será que não poderia haver um estudo melhor? Será que não poderiam estudar como reduzir esses benefícios monstruosos e absurdos que uns poucos têm e que acabam tirando o justo de outros? Sinceramente, acho que no Brasil poucos governam para poucos e os muitos é que pagam essa conta! Não acho que benefícios justos e equivalentes para TODOS, sem exceção, causassem rombo nas contas da Previdência! Acho que querem jogar a má gestão nas costas do trabalhador, do povo mais necessitado, como sempre! Espero que essa reforma seja melhor pensada e feita para não prejudicar ninguém e nem beneficiar alguns! #SouContraAReformaDaPrevidência



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!