Páginas

sexta-feira, 17 de março de 2017

Campeonatos Esportivos: Equilíbrio e Nível Técnico

     Sei que vai ter gente me chamando de doido depois de ver o que vou escrever aqui hoje e tenho alguns amigos que vão me criticar muito, mas preciso emitir minha opinião. Adoro e acompanho muito esportes e programas esportivos. Fico vendo comentarem sobre o campeonato de tal país ser mais forte que outro, etc. Normalmente de futebol, mas de outros esportes também podem encaixar nesse raciocínio. Alguns defendem o campeonato espanhol, outros o alemão, outro o inglês... Mas eu acho que o Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado do mundo.
     Não estou dizendo que o nível técnico seja superior aos demais, pois às vezes é bem fraco! O que quero dizer é que em diversos campeonatos existem uma, duas, no máximo umas quatro equipes com chances reais de vencer o campeonato. Por exemplo, na Alemanha é o Bayern disprado, na Espanha, Barcelona e Real Madri, sendo que Atlético de Madri e Sevilla surjam de vez em quando, na Inglaterra tem Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea e algum outro muito raramente. No Brasil, cada campeonato começa com no mínimo doze a treze favoritos, por exemplo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Internacional, Grêmio... Sem contar outras boas surpresas como Sport, Chapecoense, Ponte Preta... Nesse ponto é que acho que o Campeonato Brasileiro é muito mais equilibrado e disputado do que vários outros do mundo.
     Logicamente que o nível técnico desses outros campeonatos da Europa é muito superior ao nível técnico do Campeonato Brasileiro. Isso se deve muito pelos recursos financeiros que os clubes de lá possuem para contratar os melhores jogadores e profissionais do mundo. Logo quando alguém se destaca em qualquer lugar, vem um time europeu e leva embora. Isso fortalece o nível técnico deles e enfraquece o nosso. Também existe a questão da mentalidade e da cultura mais avançada deles que produz um resultado melhor. Dessa forma, são dois pontos a se analisar: o nível técnico e o equilíbrio. No nível técnico, esses campeonatos europeus são muito superiores, devido aos fatores que mencionei. Já no equilíbrio, ninguém me convence que um campeonato com no máximo quatro candidatos reais ao título seja mais equilibrado e disputado que o Brasileirão. Já em campeonatos continentais como a Liga dos Campeões (Champions League), o nível técnico e o equilíbrio, a partir do início das fases de mata-mata (eliminatórias), são fantásticos.
     Aqui no Brasil também tem casos de campeonatos desequilibrados, a meu ver. As Superligas de Vôlei masculina e feminina, pois sempre tem os mesmos times chegando às finais, especialmente na feminina. Raramente surge algo diferente. Não sei se é por recursos financeiros dos patrocinadores ou pelo tal ranking da Federação Brasileira de Vôlei, mas algumas equipes são claramente muito mais fortes que outras.
     Outra competição que para mim já até perdeu muito da graça é a Fórmula 1. Primeiro nem considero esse tipo de competição como esporte, apesar de já ter gostado bastante, pois são os carros que correm e acho que esporte é praticado pela pessoas. Para mim perdeu a graça porque atualmente não há nenhum brasileiro com condições de disputar vitórias e títulos e porque existem apenas uma ou duas equipes realmente fortes, enquanto as outras apenas participam.
     Se todas as equipes, de todos os esportes, países e campeonatos tivessem mais equilíbrio, certamente os espetáculos seriam melhores, mais emocionantes, com mais torcida, mais dinheiro, etc. Talvez algum dia sejam, mas acho que existem muitos outros interesses que não deixam que isso mude. A tendência é que os times mais ricos e fortes fiquem cada vez mais assim, se destacando ainda mais. De qualquer forma, continuo acompanhando e gostando muito de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!