Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Manipulação da Globo? - Criando Campeões no BBB

     Estava lendo algumas matérias e comentários sobre o resultado da edição de 2017 do Big Brother Brasil estar sendo manipulado pela Rede Globo. Nessas fontes diziam que a emissora estava dando mais destaque e “apoio” ao casal Emily e Marcos, “conduzindo” o resultado em favor de Emily ou até de Marcos. Bom, não estou aqui para defender a emissora, mas não acho isso!
     Primeiramente, o único casal que foi formado e se manteve nesta edição do programa foi Emily e Marcos. Os outros eram formados com os gêmeos, que deixaram a casa rapidamente. Também existe o caso de outros participantes que, a meu ver, tem “jogado” bem, como a Vívian.
     Quero abrir um parêntese aqui para dizer que a Glogo teve uma grande ideia em fazer o Big Brother Brasil. Não estou dizendo que o programa seja bom ou ruim, pois isso muda a cada edição e vai do gosto de cada um. O que quero dizer é que a emissora utiliza um programa diferente e inédito para cobrir as férias de várias de suas atrações e no período em que várias outras emissoras apresentam reprises. Algumas delas já estão tendo que fazer diferente para competir. E além dos milhões em patrocínios, mesmo quem não goste do programa é obrigado a admitir que dá audiência, pois todos comentam, de uma forma ou de outra, sobre o programa, criticando ou defendendo. Isso gera audiência, ibope!
     Voltando à análise sobre a possível manipulação, acho que os próprios jogadores “adversários” são aqueles que criam e fortalecem os campeões do programa. Nesta edição, por exemplo, vários participantes não gostam de Emily e vivem "atac“ndo" a moça e colocando-a ou a seus “aliados” no paredão. Dessa forma, acabam criando uma imagem de perseguição, de injustiça e implicância com ela, fazendo com que o povo resolva “defender”. Não estou aqui também para defender ou criticar nenhum participante, apenas apresentar meu raciocínio. Em outras edições anteriores, me lembro de alguns casos semelhantes. Na primeira edição, o Kléber Bambam foi colocado de lado, meio excluído pelo restante dos participantes. Ele ainda teve a genial ideia de criar uma boneca com sucata para lhe fazer companhia, a Maria Eugênia. Isso atraiu a atenção e a piedade do povo e o acabou fortalecendo e levando à vitória. Outro caso foi o do Diego Alemão, quando se envolveu num triângulo amoroso com a Fani e a Siri (Íris). O pessoal da casa ficou “perseguindo” a ele e às duas e acabou tornando ele um “injustiçado perseguido”, que foi protegido pelo povo e venceu o programa. Dessa forma, não vejo manipulação, mas jogo mal feito por parte dos demais participantes. É natural que as pessoas (dentro da casa) se dividam em grupos por afinidade e outros motivos, mas criar uma “guerra” contra determinado participante ou grupo, é dar um tiro no pé, ao meu ver.
     Não vou defender a emissora (digo isso novamente!), mas muitos tem certa implicância com a Rede Globo. Ela tem seus defeitos, mas tem qualidades e acho que não se pode acusar os outros pelo fato de não gostar deles. No mais, acredito que a Emily vença essa edição! Não digo que foi merecido ou não, mas encaminhado pela tática dos outros concorrentes. Se pensarmos bem, certamente veremos outros casos, mas quis apenas ilustrar meu raciocínio. Mesmo com coisas simples e sem tanta importância real como um programa de televisão, gosto de analisar os pontos, os aspectos e tirar lições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!