Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Ostentação, Comigo Não!

     Fico vendo na internet e na TV pessoas ostentando (exibindo) carrões, jóias, casas e outros bens materiais e, sinceramente, não entendo e não acho graça. Por incrível que pareça, parei para observar esse comportamento e achei vários pontos interessantes, mesmo não sendo um comportamento meu.
     Primeiramente, observei que existem várias situações, locais e pessoas que ostentam alguma coisa. Por exemplo, os bandidos, especialmente traficantes, gostam de ostentar seus bens, suas armas, etc. A meu ver isso é para mostrar poder e se impor sobre os rivais e até sobre as autoridades. No mundo deles deve fazer sentido. Tem também as pessoas que sofreram com a miséria no passado e ostentam hoje tentando apagar essa imagem que ficou. Nesse caso também não vejo efeito, pois não se apaga o que ficou e pode até ser mais doloroso ficar lembrando.  Também há o caso de quem queira criar uma imagem, como um cantor ou algo assim, para “vender” essa imagem e lucar com isso. Aí o problema é criar uma imagem de pessoa convencida e acabar afastando algumas pessoas, embora neste caso faça sentido, pois se trataria de um personagem. Ainda existe a possibilidade de a pessoa estar tentando superar alguma humilhação que sofreu, mas também não resolve, pois se vingar não vai apagar a dor que sofreu.
     Existe também a ostentação de outros bens que não sejam necessariamente materiais. Alguém que tem poder e gosta de se exibir com relação a isso é mais por vaidade, a meu ver. Um cara que tenha uma mulher muito bonita, pode querer exibir seu “troféu” para os outros, para causar inveja e mostrar que ele conquistou aquela mulher. Mas pode ter conquistado por diversos motivos que não amor e “capacidade”.
     Em todos esses casos, não vejo real função de ficar ostentando. Tudo é muito passageiro e cai fácil por terra. Os bandidos, por exemplo, ostetam seus bens, armas e poder, daí chamam a atenção da polícia e logo ficam na mira da justiça. Quem sofreu com miséria ou alguma humilhação no passado, pode estar bem agora, ostentando riqueza, mas a cicatriz do passado continuará dolorida para sempre, pois nada muda o que passou. Sem contar que da mesma forma em que esteve mal e hoje está bem, pode estar mal amanhã e voltar a sofrer de novo, ainda com marcas da arrogância e de ter tido e perdido. Sobre criar uma imagem, como eu disse, pode ser que essa imagem afaste as pessoas, embora chame a atenção de algumas, mas que não será real e duradouro. Ostentar poder é uma faca de dois gumes, pois da mesma forma que se pode perder bens materiais, pode-se perder o poder e ter que enfrentar uma realidade bem mais difícil depois. E sobre ostentar uma pessoa, no caso do exemplo que citei de um homem com uma mulher muito bonita, isso também é relativo. Pode ser que esta mulher não esteja com ele por amor, mas por interesse. Pode trair ele, tratá-lo mal e etc. Nesse caso é ainda pior.
     Ainda tem o problema da falta de segurança, pois se uma pessoa ostenta e exibe muitos bens materiais, de muito valor, chama a atenção de bandidos e pode se colocar, assim como seus familiares e amigos, em perigo.
     Sinceramente, acho que ficar se exibindo para os outros pelo que tem, a meu ver, é falta de confiança naquilo que é. É querer disfarçar o que é através da aparência, de uma imagem. É esconder as dores, a infelicidade, os medos, as decepções, através de “marketing”. É viver num mundo de faz de contas, de mentiras, para esconder a verdade. Não são os bens materiais e o poder que vão evitar que as pessoas tenham problemas e enfrentem dificuldades. Eu não acho graça nisso e esse tipo de comportamento não cola comigo! Claro que não tenho tantos bens materiais e poder para ficar ostentando, mas se tivesse não me vejo ostentando por aí. Quando eu tiver condições, pretendo melhorar um pouco minha casa, talvez ter mais conforto e um carro que atenda minhas necessidades, mas não mais que isso. Não vejo graça em ter um celular de última geração e nem saber usá-lo direito ou ter um carrão e nem ter tempo ou lugar e condições de usá-lo! Dessa forma, recomendo a humildade às pessoas, pois se tiver, guarde e use para você e sua família! Vai ser bem melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!