Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2020

O Caso da Cerveja

     Outro caso importante que aconteceu e na época eu não comentei foi sobre a intoxicação por substâncias tóxicas em algumas cervejas. Lembrando, mais ou menos, o que aconteceu, o primeiro caso foi em um paciente em Juiz de Fora/MG, que apresentou um caso até então desconhecido, com sintomas inexplicáveis. Infelizmente esse paciente acabou falecendo. Pouco depois vários outros casos semelhantes surgiram em torno do bairro Buritis em Belo Horizonte/MG. A partir daí começou-se um rastreamento para saber o que era e qual a origem da misteriosa e perigosa doença. Através deste rastreamento chegou à conclusão de que os pacientes haviam sido intoxicados por substância(s) tóxica(s) presente(s) em uma ou algumas cervejas da cervejaria Backer, de BH. A primeira marca foi a Belorizontina. Nunca tinha nem ouvido falar sobre essas substâncias e nem conhecia a cervejaria e suas marcas!
     Durante algum tempo só se falava nas notícias deste caso! Vítimas e histórias foram surgindo! Algumas faleceram. A cervejaria só se defendendo, as autoridades dizendo que estavam investigando e as vítimas, seus familiares e amigos reclamando da demora e da falta de uma solução real.
     Como já disse, nem conhecia essa cervejaria e seus produtos e nem tão pouco as vítimas, mas, analisando este caso "de fora", tenho minhas opiniões! Primeiro, acho que a empresa deve ser punida, pois é, no mínimo, responsável pelo que ocorreu, mesmo que involuntariamente. Na época a defesa da cervejaria alegou que teria sido sabotagem de um ex-funcionário. Neste caso, quem fez a sabotagem deveria ser punida também, mas a empresa deve ser responsável pelo segurança de suas instalações e produtos. Depois alguns disseram ser problemas nos equipamentos e/ou no processo de fabricação. Mais uma vez, a empresa deveria tomar providências para manter a segurança de sua produção. Ou seja, a empresa, a meu ver, voluntaria ou involuntariamente, é responsável pelo que aconteceu.
     Para ser justo, do lado da empresa vejo que muitas pessoas dependem da mesma, vários funcionários e suas famílias, os próprios donos e até quem comercializava seus produtos, como bares, restaurantes, supermercados e etc. O sustento de muitas pessoas gira em torno da empresa e da comercialização de seus produtos. Porém jamais se deve ignorar a saúde e a vida das pessoas! Até acho que mesmo que não seja fechada devido às punições, a imagem da empresa ficou muito danificada e acredito que as marcas pertencentes à ela jamais terão o mercado que possuíam! A meu ver, a empresa "fechou" com esse caso! Pensem bem: quem consumiria conscientemente produtos desta cervejaria/empresa?
     Muita gente consome sua cervejinha normalmente, buscando relaxar, confraternizar, refrescar... Algo bem comum! Mesmo sabendo que o álcool faz mal, ainda mais em excesso, tenho certeza de que ninguém jamais imaginou ser intoxicado desta forma, por este produto. As marcas de cerveja regionais e artesanais vinham crescendo no mercado e no gosto do brasileiro, mas acredito que sofram uma queda agora, por medo dos consumidores.
     De uma forma geral, acho que esse caso prejudicou e ainda vai prejudicar muita gente! Espero que as vítimas que sobreviveram consigam se recuperar, as que faleceram descansem em paz e seus familiares e amigos encontrem consolo, que todos sejam "ressarcidos" de alguma forma e que os responsáveis sejam real e devidamente punidos! Espero também que as investigações e as conclusões e punições não demorem uma eternidade! E que isso não aconteça mais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!