Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2020

Por Água Abaixo

     Este ano de 2020 começou complicado para muita gente, especialmente em Minas Gerais e no Espírito Santo. O período chuvoso foi muito intenso no final de 2019 e no início de 2020. Várias pessoas perderam tudo o que tinham e o pior, muitas vidas foram perdidas. Foi uma grande tragédia! Depois outros Estados também sofreram!
     Daí, como sempre faço, fui refletir sobre o que aconteceu e quais as causas de tudo isso! A gente tem sempre a tendência de buscar um ou uns culpado(s) para tudo, ainda mais para tragédias, mas neste caso, é bem complicado! Primeiramente acusa-se o governo! Realmente o governo tem sua parcela de culpa, pois deixa que as coisas aconteçam para depois verificar, fiscalizar e tentar solucionar. Há quanto tempo as casas são construídas nas beiras de encostas e outros locais de risco e as autoridades não fazem nada? Há quanto tempo essas pessoas precisam de várias ajudas e o governo não as atende como deveria? O quanto falta a essas pessoas e não lhes é dado? Nessa falta de ação por parte do governo, "ele" tem culpa. Mas é só o governo que tem culpa?
     Entendo que muitas pessoas não têm condições de construir suas casas em outros locais, mas quando se constrói em locais de risco e sem o devido planejamento, as pessoas se colocam em grande risco de vida e de segurança! Mais uma vez ressalto que compreendo as condições sociais das pessoas, mas é preciso saber que aquele local não é seguro e que devem ser tomadas algumas precauções, pois elas próprias sabem do descaso do governo. Assim, as pessoas acabam assumindo os riscos para poder ter onde morar!
     Aí entra também alguns que tentam explorar os outros vendendo terrenos e até imóveis prontos em locais onde não há condições seguras e descentes de moradia. Neste caso, muita gente é enganada ou assume "voluntariamente" os riscos para ter moradia, como no caso que citei acima! Também há exploração de alguns que cobram para outras pessoas morarem em locais sem condições e/ou que usam materiais sem qualidade para lucrar mais.
     Há ainda a situação de pessoas que invadem terrenos e construções abandonadas e/ou vazias para ter onde morar. Também neste caso há o problema da falta de condições e opções para quem faz isso! Lembram dos edifícios que já pegaram fogo ou que desmoronaram? Aconteceram acidentes provocados por falta de condições de segurança e que muita gente perdeu seus poucos bens e até a vida.
A questão da moradia em nosso país é muito, muito complexa! Faltam planejamento, planos habitacionais reais e funcionais para muita gente, falta fiscalização e controle, sempre tem gente se aproveitando dos outros e muito desperdício de espaço e de imóveis.
     Somando tudo isso, existem muitas pessoas estão correndo riscos diariamente em suas próprias casas, onde deveriam encontrar um pouco de conforto e segurança e, especialmente, dignidade. Infelizmente ainda veremos muitos casos de pessoas que vêem vidas e tudo que tem ido por água abaixo! Aproveito para me solidarizar com todas as vítimas e seus familiares e amigos! Espero que essa situação possa mudar e as pessoas passarem a ter dignidade e tranquilidade! E que todos nós, sem exceção, governo e população, não lembremos apenas nessa época das chuvas dessas pessoas que precisam de nossa atenção! Tudo isso só vai mudar e acabar quando todos tomarem consciência que os problemas existem e que precisam de ações e soluções reais e em todos os momentos! Cada um precisa assumir sua responsabilidade e tentar resolver sua parte de culpa, inclusive aqueles que ignoram a situação dos outros e depois ficam "fazendo pose" de boas pessoas quando as tragédias acontecem! Essa situação, assim como várias outras, só será resolvida com ação de todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!