Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Geografia do Esporte (Futebol) Brasileiro na Imprensa Esportiva

     Não é de hoje que tenho observado como a imprensa esportiva do Brasil trata São Paulo, Rio de Janeiro e os outros estados. Na questão esportiva, em especial no futebol que é o esporte mais popular e comentado, parece que só existem São Paulo e Rio de Janeiro! É como se o mapa do Brasil se resumisse a estes dois estados, com, no máximo, duas manchinhas que aparecem de vez em quando, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E como se fosse o cometa Halley, a cada 76 anos, ou até mais, lembram de alguns times do nordeste.
     E isso causa um sério prejuízo aos clubes dos outros estados! Como a mídia só enxerga São Paulo e Rio de Janeiro, os patrocinadores, mesmo estando em maioria em outros estados, como em Minas Gerais, com grandes empresas, preferem apoiar clubes de São Paulo e Rio. Assim, os clubes cariocas e paulistas ganham "mais poder" e recursos para atrair melhores jogadores, se tornando mais fortes, conquistando melhores resultados, atraindo ainda mais a atenção da mídia. Os jogadores acabam preferindo os clubes cariocas e paulistas pelo recursos (mais dinheiro) e pela maior exposição. Cria-se aí um círculo vicioso! Já notaram que a imensa maioria dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira, quando não jogam no exterior, jogam em São Paulo ou no Rio de Janeiro? Já perceberam que a maior parte dos erros de arbitragem são a favor de clubes cariocas e paulistas? Em especial contra time mineiros? O meu Galo, por exemplo, é dos clubes mais prejudicados da história do esporte brasileiro. Cabe acrescentar aqui que os juízes que prejudicaram seriamente o Galo, viraram comentaristas da Rede Globo, Wright, Márcio Rezende Freitas... Daqui há pouco o Simon vai estar lá! E o Tardelli ter sido convocado para a reserva e nem atuar num amistosinho contra a Finlândia ou algo assim, justamente na data do duelo com o Palmeiras em 2009, o qual valia a disputa da liderança e do título naquela época daquele ano. Bom deixarei os casos e exemplos "particulres" pra lá, para focar no assunto principal desta postagem.
     A Band é simplesmente paulista, só transmitem jogos de times paulistas e são extremamente apaixonados pelo Corinthians, eles são o único assunto esportivo da Band. A Rede TV está acompanhando esta tendência! A Globo, carioca, prefere claramente os clubes "conterrâneos", dedicando quanse tanta atenção aos paulistas. Até o Esporte Interativo vem seguindo esta linha e se encaminhando para o tradicional de só enxergar São Paulo e Rio de Janeiro. Com a imprensa assim, cada vez mais e pior, os outros clubes vão se enfraquecendo e "se afundando". Basta ver onde os melhores jogadores estão, quais os jogos são transmitidos, quais clubes estão na "ponta" do campeonato, etc. Até na internet, nos sites especializados, que não sejam "de origem" mineira, por exemplo, só se vêem notícias de paulistas e cariocas, ainda mais em destaque.
     Uma outra prova do que estou afirmando é que todos os outros estados mantiveram um grande estádio em sua cidade para que seus clubes joguem, o Rio de Janeiro possui o Enganhão, São Paulo manteve o Morumbi, que na minha opinião só ficou fora da Copa de 2014 para "abrigar" os clubes paulistas e dar a vaga ao estádio do Corinthians que ainda está longe de estar pronto, além do Pacaembu. Outros estados também têm seus estádios enquanto os clubes mineiros estão fora do Mineirão desde antes da Cpa de 2010 e nem em BH jogam, já que resolveram reformar o Independência na mesma época. Tudo isso é muita coicindência, não? E sem contar que mesmo com o Mineirão sendo um dos estádios mais avançados em suas obras, já está praticamente certo que a abertura da Copa de 2014 seja no estádio do Corinthians, que mal inciou sua construção e a final no Maracanã, ou seja, os grandes destaques para São Paulo e Rio de Janeiro. Basta observar e refletir um pouco para ver que estou certo sobre tudo isso!
     Este final de semana é a glória para a imprensa esportiva brasileira, já que haverão clássicos entre paulistas e cariocas, ou seja, poderão transmitir e comentar à vontade sobre os times paulistas e cariocas sem terem que dar nenhuma atenção aos outros.
     Bom, na verdade eu queria desabafar e expressar minha indignação com essa situação, com essa forma vergonhosa como a mídia trata o esporte brasileiro. Se continuar assim, além de afundar os clubes exteriores ao eixo Rio-São Paulo, o esporte brasileiro nunca irá se desenvolver de verdade, e continuaremos a ser a quarta ou quinta força esportiva mundial. É preciso repensar isso urgentemente e evitar que o esporte brasileiro se resuma a interesses pessoais de alguns. O Brasil é muito maior e melhor que isso! Todos merecem seu "lugar ao sol"! Democracia e justiça no esporte brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!