Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Liberdade do Pensamento: Real e Imaginário

     O conceito de liberdade é algo muito relativo. Para algumas pessoas pode ser não ter compromissos, obrigações e/ou pessoas que as "prendam", para outras pode ser viajar, para outras até ter o poder de "impor" suas opiniões e vontades, mas ninguém é real e totalmente livre quanto no campo do pensamento. "Lá" ninguém precisa fingir ser o que não é, concordar com o que não concorda, respeitar regras e limites... O que "existe" e "acontece" dentro da imaginação, dentro da mente, é só seu, pessoal e intranferível, mesmo que se conte a outro, ninguém nunca vai "ver" e sentir o mesmo que a pessoa experimentou em sua mente! É algo particular e extremamente protegido, contra invasões!
     Eu defendo a liberdade do pensamento por achar que dentro da mente, a pessoa pode ser livre de verdade, sem prejudicar a ninguém e pode "realizar" seus sonhos e desejos sem limites. Talvez não seja a mesma coisa que realizar tudo isso na "vida real", concreta, mas na mente, tudo que se vive, se cria, é livre, sem limites, sem preconceitos, sem regras... Logicamente que não estou falando de ficar pensando e planejando as coisas, ainda mais que possam fazer mal a alguém, pois assim não seria "dentro" do pensamento, da mente, mas sim um planejamento e não é disso que estou falando.
     Pode ser um pouco complexo e confuso, mas vou tentar explicar meu raciocínio! Nada melhor que um exemplo! Qual homem, por mais apaixonado e fiel que seja não imagina e fantasia algo com uma mulher bonita quando a vê? E o mesmo para as mulheres? Tudo que a pessoa fantasia e imagina naquele momento, desde que não passe para a "vida real" é apenas uma fantasia, algo que não existe mas que permite à pessoa viver algo diferente. Nesse caso, não considero traição ou algo errado imaginar as coisas, independente de com quem, onde e como. Em minha opinião, não existe certo ou errado, moral ou imoral dentro dos limites da mente, do pensamento, da imaginação. Às vezes é uma forma, até involuntária, que nosso cérebro cria para fugir da rotina e manter sua sanidade.
     Outro exemplo menos polêmico é quando as pessoas se imaginam famosas, muitos, como eu, como cantores/músicos, atletas e se imaginam fazendo shows, tendo o nome gritado por multidões. Quantos "shows" fazemos no banheiro durante os banhos? Isso é uma fantasia, talvez um sonho, mas que mesmo que outras pessoas, direta ou indiretamente e voluntaria ou involuntariamente, estejam envolvidas de alguma forma, é pessoal. É algo que faz a pessoa viajar e fugir de sua rotina, talvez até esquecer um pouco dos problemas e por alguns instantes "viver outra vida", sentir outras emoções. O que há de mal nisso?
     Quem nunca "se perdeu" lendo um livro e imaginando que aquela história, no caso da ficção, fosse real? Que a própria pessoa fosse um personagem? Ou criando sua própria história? E nos filmes, novelas, peças de teatro... E quantos exemplos eu poderia citar? E quanto cada um pode ir lembrando?
     É claro que não se pode viver só de sonhos, só de fantasias e imaginação! É preciso ter os pés "fincados" na realidade, viver a vida de verdade, de forma concreta! Os sonhos, a fantasia, a imaginação deve ser uma válvula de escape para cada um, onde ele ou ela possa se soltar, viajar, "viver", experimentar sensações e emoções e ser realmente quem é, totalmente livre, sem culpas e limites! Eu por exemplo, sou uma pessoa que tem muita imaginação e fantasio com muitas coisas, como já citei o exemplo de ser um músico famoso, mas até em minhas fantasias não consigo abandonar totalmente a realidade! Por mais absurdo que seja o que estou imaginando naquele momento, sempre penso "isso não dá certo porque isso, isso e isso" ou porque tal pessoa não seria assim ou não concordaria com isso... Tento até vencer mais esses "obstáculos" da realidade para curtir mais minha "liberdade" dentro da minha mente, mas isso é natural de mim, faz parte da minha personalidade e acho até bom para eu não ficar maluco e não "me perder" no que eu crio. Às vezes até tenho vontade de contar algumas coisas a alguém e até conto algumas, mas prefiro guardar para mim mesmo, afinal de contas minha mente é só minha, é meu espaço para ser eu mesmo, ser livre e sentir coisas diferentes.
     Por isso, dou um conselho, respeite os limites da imaginação, com os "pés no chão", mas se solte dentro de si mesmo, em sua mente! Seja livre e viva tudo que tiver vontade sem culpas e sem "pesos", afinal, sonhar e imaginar é algo natural e faz parte do ser humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!