Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Paciência Anda em Falta!

     Esta semana, mais uma vez, minha esposa ficou sabendo do que iria acontecer, pelo menos que disseram que iria acontecer em uma novela. Isso me fez refletir sobre o quanto as pessoas estão com pressa para chegar ao final das coisas e saber de tudo antes, sem paciência de esperar as coisas acontecerem em seu tempo certo. Talvez até seja por causa da correria que o mundo está vivendo atualmente, ou pela facilidade em se conseguir determinadas informações antes da hora!
     Antigamente os autores escreviam as novelas, gravavam as cenas sem ninguém ficar "bisbilhotando" tanto e as pessoas se juntavam na frente da televisão para acompanhar as histórias. Hoje, as próprias emissoras divulgam nos sites de suas novelas os resumos de cada capítulo e essas sinopses se multiplicam em vários meios de comunicação e de diversas outras formas. Assim, quando alguém se senta para assistir a novela, já sabe bem o que vai acontecer naquele capítulo, nos seguintes, quase até o último. Já sabe quem casa, quem nasce, quem morre, a história e tudo que vai acontecer com cada personagem e como cada coisa vai acontecer. E o pior é que não adianta a gente tentar evitar ficar sabendo do que vai acontecer, pois além dos sites das novelasm, que basta a gente não acessar e não ler esses resumos, tem o horário na rádio em que o locutor faz questão de anunciar, para conquistar mais audiência, cada detalhe, cada palavra destes resumos. Isso sem contar as pessoas que ficam sabendo e insistem em ficar contando para os outros, como minha esposa, talvez para mostar que sabe, que está "atualizado". E não acontece isso só com as novelas! E a "tradição" de sempre aparecer alguém que já assistiu aquele filme que você vai assistir e que fica fazendo "comentários" e "narrando" o filme, contando cada detalhe e acabando com o mistério, o charme da história? Em locadoras, quando vão mais pessoas juntas, tem sempre um que fala "Ah! Esse filme é aquele que o cara faz isso...." e acaba contando toda a história, fazendo o interessado desistir de levar o filme. E mais uma vez não adianta tentar evitar ficar sabendo o final das coisas antes da hora, os outros acabam contando mesmo sem a gente querer. Às vezes estamos perto de outra pessoa, mesmo sem que o assunto seja com a gente, e os outros acabam contando o final dos filmes, ou seja, o que a gente esperava ficar sabendo sabendo da forma "tradicional", assistindo o filme.
     Aí entra outro comportamento feio das pessoas que acontece hoje em dia, esquecer que tem outras pessoas além dele e que podem ter opiniões diferentes e que não queiram saber o final das coisas. Ou seja, está faltando paciência e respeito nas pessoas! Eu, por exemplo, sou "à moda antiga", gosto de ficar sabendo das histórias de novelas, filmes, etc., assistindo, pois a graça está em assistir, se distrair, se envolver e acompanhar a história, tentar desvendar os mistérios e segredos criados pelo autor e não em apenas ficar sabendo o que vai acontecer.
     Assim, pense bem antes de sair contando tudo por aí, pois tem gente que não quer saber, que prefere esperar e curtir as histórias e o "programa"! Peguei esses exemplos mais simples, talvez até meio "bobos", apenas para demonstrar meu ponto de vista sobre a paciência e o respeito, sobre a forma de relacionamento entre as pessoas! Temos que lembrar que não estamos sozinhos no mundo e que cada pessoa tem seu espaço, seu direito a viver do seu jeito e no seu ritmo! É preciso respeitar isso! Além do respeito da opinião e da vontade de cada um, lembrem-se que paciência não é defeito, é virtude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!