Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eles São Mesmo os Melhores?

     Assistindo à Fórmula 1, ainda mais com ela chegando ao Brasil neste fim de semana, e vendo a facilidade com que o Vettel venceu o campeonato de 2011, assim como o Schumacher foi campeão tantas vezes, fico pensando: "Será que eles são tão bons assim, ou a "situação" os favorece/favoreceu?" Será que eles seriam campeões tão facilmente com adversários melhores, como o Ayrton Senna, já que nem mesmo o Schumacher enfrentou muito o nosso Senna? Com carros mais fracos, menos preferência e favorecimento dentro das próprias equipes? Em resumo, se todos tivessem igualdade de condições, de todas as condições, não surgiriam adversários mais fortes e a disputa seria diferente? Aí é que entra o ponto que quero comentar nesta postagem! O Senna já venceu corridas com problemas no carro, inclusive uma com apenas uma marcha, ou seja, o carro não "corria pra ele". Que esses pilotos são muito talentosos, bons, isso eu não discuto, mas acredito que haja uma supervalorização deles. Em outras condições, acredito que a disputa seria muito mais dura e difícil para todos, aparecendo aí sim o verdadeiro talento e competência de cada um, deixando recursos tecnológicos e financeiros de lado.
     Outra área do esporte onde eu vejo supervalorização é no futebol. Não discuto que o Messi seja um grande jogador, até acima da média, assim como o Cristiano Ronaldo, mas porque eles não rendem o mesmo, todo o seu potencial em suas respectivas seleções? Talvez seja porque o Barcelona e o Real Madri têm excelentes times, excelentes estruturas para que os dois possam jogar tranquilos e com mais qualidade em volta para jogar todo o seu futebol. Dessa forma, mesmo não concordando com comparações, pois elas acabam sendo injustas e incorretas devido às situações, épocas e condições de cada um, acredito que os dois não sejam tão geniais como dizem por aí. Mais uma vez ressalto que não estou dizendo que os dois sejam ruins, muito pelo contrário, mas, por exemplo, o Pelé, arrebentava no Santos e jogava ainda melhor na Seleção Brasileira. Ou seja, ele realmente era muito bom, um talento impressionante, assim como o Garrincha, às vezes até meio injustiçado e esquecido, dentre tantos outros craques de verdade, completos que jogaram pelo mundo. O Ronaldo Fenômeno também apresentava as mesmas características, jogava muito bem e era decisivo tanto nos clubes quanto na Seleção. Hoje o Neymar surge com a promessa de ser um grande craque, talvez até um gênio e vem demonstrando muito futebol no Santos e um bom nível na Seleção Brasileira. Acredito que ele continuar assim, logo logo será uma das "lendas" do futebol.
     O que quero dizer é que todos esses atletas "modernos" que citei, são extremamente favorecidos pelas estruturas que têm ao seu redor. O Schumacher tinha a Ferrari em função dele, assim como a excelente equipe da RBR cuidando do Vettel, o Messi tem o incrível time do Barcelona jogando em função dele e o Cristiano Ronaldo tem um grande time no Real Madri, o que ambos não encontram "funcionando" tão bem assim em suas respectivas seleções. Minha opinião é que eles não são tão "gênios do esporte" como muitos dizem, apenas grandes esportistas com grandes talentos. Posso até ser criticado por dizer que não acho que o Messi seja insuperável, um gênio, mas ele não repete suas melhores atuações na seleção argentina, e muitos concordam com isso, por não ter os mesmo companheiros, o mesmo time e as mesmas condições que tem no Barcelona. Gênio de verdade, mantem seu desempenho em qualquer situação, local e condição!
     Não é só no esporte que isso tudo acontece, mas é uma área mais fácil de exemplificar e mostrar meu raciocínio. Na política, para citar um exemplo, independente da capacidade da nossa Presidente Dilma, ela teria sido eleita se não fosse o apoio e todo o suporte, sem o "aval" dado pelo Lula?
     Todo ser humano precisa de ídolos para se espelhar e ter como exemplo, e o que quero mostrar é que não devemos ficar supervalorizando algumas pessoas em função de terem um grande talento e serem competentes naquilo que fazem! Todos têm uma grande estrutura, um grande suporte, muito apoio ao seu redor, atrás de seu sucesso. E não podemos deixar que esses novos ídolos apaguem o que os outros fizeram, ainda mais porque se destacar sozinho, sem todo esse apoio e suporte em volta é para poucos, apenas para os verdadeiros "gênios"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!