Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Politicamente Corretos?

     Estamos na época do "politicamente correto"! Precisamos pensar muito bem no que dizemos, como nos referimos a alguém, a alguma coisa, alguma situação, pois corremos sério risco de estarmos "infringindo a lei".
     Fico pensando se esse tipo de atitude, de "cuidado obrigatório" com palavras, expressões, etc., é realmente necessário. Eu acho que precisamos realmente aprender a tratar as pessoas com mais respeito, porém este tipo de "política" de ser o máximo correto com as palavras, acaba mascarando realmente o sentimento, o pensamento, a opinião das pessoas. Ou seja, muitas pessoas pensam alguma coisa, tem até preconceito com outras, como os negros e os homossexuais, por exemplo, mas dizem outra coisa, escolhem bem as palavras para não deixar de serem "politicamente corretos". Mas de que adianta se expressar de forma politicamente correta se o que é pior, o preconceito, o sentimento de superioridade, de exclusão e esse tipo de pensamento, opinião e sentimento ruins não deixam de existir, não mudam? Palavras são apenas palavras, mas os sentimentos podem fazer com que uma pessoa seja tratada mal, porém com palavras educadas e bonitas. Ser politicamente correto não quer dizer melhorar, respeitar os outros, apenas disfarçar o que realmente se pensa e se sente, ou seja, uma forma de falsidade.
     O pessoal do humor, por exemplo, vive às voltas com os limites do "politicamente correto" em seu trabalho, que, em minha opinião, desde que não ofenda, agrida realmente alguém, não deveria haver limite. A graça está em se expressar livremente, passando o recado, o sentido da piada. Mesmo nesse campo do humor, acho que uma palavra, uma expressão, até mesmo um palavrão, dependendo da situação e do contexto, desde que seja apenas para fazer rir, para divertir, não tem problema, não vejo nada de mal. Às vezes, algumas palavras podem até tirar um pouco ou toda a graça da piada. Em resumo, no humor, ser totalmente policitcamente correto não é um bom negócio.
     Um outro detalhe importante é com relação às próprias palavras. Dependendo da situação, do contexto, uma mesma palavra pode ter vários significados diferentes, por exemplo, "negão" pode ser uma forma de alguém ofender outra pessoa (neste caso, um negro), porém pode ser uma forma carinhosa e de brincadeira com alguém que se tem costume, liberdade. Por exemplo, eu tenho um gato preto de estimação, e vivo chamando ele de "negão", de "neguinho", mas sempre com carinho. Quero aproveitar para ressaltar que não tenho nenhum preconceito! Todas as minhas postagens sobre assuntos deste tipo tem apenas a intenção de expor idéias e opiniões sobre as situações e meus exemplos são apenas para ilustrar meus raciocínios. Acho um absurdo alguém se achar superior a outro por causa de cor de pele, opção sexual ou qualquer coisa do tipo! Voltando ao tema principal, não são exatamente as palavras que ofendem, que agridem, mas o que se quer dizer com elas. Podem ser palavras, termos, expressões "politicamente corretas", porém com muito mais maldade e agressividade do que outras consideradas incorretas.
     Resumindo, acredito que ele negócio de "politicamente correto" é algo que criaram para disfarçar os preconceitos e opiniões ofensivas das pessoas e para regular os que as pessoas falam, camuflando verdades e opiniões que poderiam expor alguém ou alguma situação errada, como na política, por exemplo. Prefiro sempre a verdade e a liberdade de expressão e de opinião e não algo apenas da boca pra fora! Um conselho, seja verdadeiro e tenha respeito sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!