Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Ser "Seco" não é ser Forte!

     Há algum tempo atrás perdi um grande amigo que faleceu. Enquanto conversava com amigos sobre isso no dia em que aconteceu, me disseram que outra amiga em comum era forte por não demonstrar abertamente os sentimentos. Refleti se isso era certo ou não e cheguei à conclusão que não!
     Logicamente que cada pessoa é de um jeito e tem sua forma de expressar seus sentimentos (dor ou alegria, etc.) e não se pode julgar que nenhuma forma está certa ou errada! O que acho que está incorreto nesse raciocínio é achar que a pessoa que é mais “seca” é “forte”, mais forte que outras que expressam mais seus sentimentos, chorando, desabafando, etc.
     Algumas pessoas têm a ideia errada de que se a pessoa não está chorando desesperada ou nervosa diante de algum fato demonstrando seus sentimentos, especialmente de dor, ela tem mais maturidade e está mais preparada para enfrentar as dificuldades, ou seja, é mais forte. Porque digo que esta ideia é errada? Pelo simples fato de que a pessoa não demonstrar o que está sentindo não é prova de que não esteja sentindo nada ou que esteja no controle de suas emoções! Todas as pessoas sentem, todas têm sentimentos, o que difere é como elas externam o que sentem. Até acho que as pessoas que ficam com os sentimentos mais para si, sem desabafar, externar, podem vir a ter mais problemas, pois as sensações vão se acumulando e a pessoa fica remoendo aquilo até não conseguir mais e tudo aquilo explode em forma de depressão e outras doenças e problemas psicológicos e/ou emocionais. Mesmo que não chegue a se manifestar dessa forma, não faz bem para a pessoa manter aquilo “guardado”, a meu ver!
     Outro ponto importante é que não é vergonha nenhuma demonstrar sentimento, chorar quando sente tristeza ou dor e nem sorrir e gargalhar quando se está feliz! Muito pelo contrário, a pessoa se mostra um ser humano normal como qualquer outro, que sente as coisas como nasceu para sentir! Acho muito mais bonito e corajoso a pessoa que não disfarça o que é e nem o que sente!
     Também é importante ressaltar que uma pessoa exageradamente emotiva e até descontrolada não ajuda e não é o ideal em momentos de crises, de dificuldades. Pessoas assim podem não só deixar as outras desorientadas e mais nervosas como causar mais trabalho, mais dificuldades e preocupações para os demais. O equilíbrio é a melhor solução!
     Sei que não é fácil controlar as emoções, ainda mais em um momento difícil, e também que cada pessoa é de um jeito e esse jeito deve ser respeitado! Só quis com esta postagem mostrar meu ponto de vista de quem não demonstra muito seus sentimentos, quem é mais “seco” não é mais forte e nem quem é mais emotivo é mais fraco, são apenas diferentes e reagem de formas diferentes aos acontecimentos. Seja da forma que for, que cada um busque força em Deus, na família e nos amigos e certamente será mais fácil superar as dificuldades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!