Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

Técnica com Simplicidade

     Um quadro que me chamou a atenção e me agradou ultimamente na televisão é o “Iluminados” do Domingão do Faustão. São 7 concorrentes que cantam trechos da mesma música a cada rodada, onde são eliminados alguns competidores até ficar apenas um que ganha um prêmio em dinheiro e se classifica para a final. São julgados por um casal de jurados a cada domingo e pelo voto do público, no auditório e em casa (telespectadores). O julgamento do casal de artistas me chamou a atenção pela diferença do julgamento do público!
     Eu, particularmente, gosto de cantores que não inventam muito e não ficam fazendo “firulas” com a voz! Acho mais fácil de compreender a letra e apreciar a música! E tenho percebido que o público em geral também prefere as apresentações mais simples, sem exageros dos cantores. Enquanto que os jurados, logicamente, pela técnica e pelo conhecimento na área, preferem os melhores tecnicamente.
     Não quero dizer que o público e eu prefiramos os piores, pelo contrário, mas percebo que preferimos aqueles que simplesmente cantam, naturalmente, sem querer chamar a atenção para outro ponto que não a voz e a música. Teve um participante que se preocupava muito mais em fazer “firulas” com a voz e “interpretar” do que em cantar. Normalmente quem inventa muito com a voz acaba fugindo do ritmo e da melodia originais da música, como já vi acontecer várias vezes nesse quadro. Nesse caso, a música perde seu sentido, sua essência e acaba ficando quase irreconhecível! Também não gosto daqueles que tentam imitar os outros! Prefiro quem é autêntico!
     Longe de mim querer fazer alguma avaliação técnica! Não sou cantor e nem profissional da área de música, apenas um apreciador de boa música e de talentos. Para justificar meu raciocínio de que a simplicidade é melhor também na música, basta fazer uma pesquisa de memória! Quem venceu os programas “Fama”, “Ídolos” e até mesmo o “The Voice” e se tornaram grandes ídolos populares? Quantos desses vencedores são popularmente conhecidos? Lembro-me agora da Thaeme (Thaeme e Thiago) que venceu um “Ídolos” e do Hugo ou Thiago (Hugo e Thiago) que venceu um “Fama”. Os demais foram “esquecidos” rapidamente. E também como confirmação desse meu raciocínio, o segundo vencedor do “Iluminados” foi o que menos fez “firulas”, “frescuras” e cantou mais simples e os mais técnicos desde o início, só conseguiram vencer uma etapa e se classificar para a final quando cantaram mais simples!
     Sou fã de simplicidade e acho que muitas coisas poderiam ser melhores e ter melhores resultados se fossem feitas de forma mais simples! E acredito que a música seja uma delas! Talento não se mede pelo poder de gritar e de “enfeitar” uma apresentação, mas sim, a meu ver, na qualidade de se fazer bem feito o necessário, o simples, sem exageros!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!