Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2015

Tecnologia e Redes Sociais: Medo de se Expor ou de se Revelar?

     Atualmente as redes sociais estão em alta! Existem aquelas mais populares e conhecidas e outras semelhantes. Através delas muita gente conhece outras pessoas, mantém contato, descobre coisas e lugares novos, aprende, ensina etc. Porém algumas pessoas têm certo receio com a tecnologia e as redes sociais, alegando medo de se expor, de perder a privacidade e até por segurança.
     Primeiro que como já disse em outra(s) postagem(ns), a rede social e/ou a tecnologia não são as culpadas por problemas originados com elas! A ferramenta em si, não pode ser considerada culpada pela forma como é utilizada! Já dei esse exemplo antes, mas é bom repetir: um martelo na mão de um carpinteiro é uma útil ferramenta e produz coisas boas já na mão de alguém “mal intencionado” pode ser uma arma e provocar coisas muito ruins. Partindo deste raciocínio, percebe-se que o problema não são as redes sociais e a tecnologia, mas sim como se as tem utilizado.
     A meu ver, a tecnologia vem para nos dar mais praticidade, conforto, eficiência, comodidade, saúde, segurança e outros benefícios. Assim como as redes sociais que, sob meu ponto de vista, servem para aproximar pessoas (mesmo que digitalmente) e para que compartilhemos nossos momentos, bons ou ruins, com mais pessoas, próximas ou mesmo outras. Certamente tem gente que utiliza estes recursos de forma errada, prejudicando algumas pessoas. Essa má utilização provoca o receio em outras, talvez que conheçam menos sobre eles. Tudo pode ser bem utilizado, e ser útil prático, divertido... Basta que quem estiver utilizando tenha bom senso, controle e limites.
     Para ser sincero, acredito que as pessoas que tem medo de exposição não conhecem bem esses novos recursos (e muitas não admitem isso) ou não confiam em seus limites e bom senso para filtrar o que compartilhar ou ainda têm medo não de se expor, mas sim de se revelar. Muita gente esconde as coisas ruins de sua vida com medo de serem julgadas e comentadas pelo povo. Essas pessoas certamente têm seus problemas, como todo mundo tem, mas tem medo de mostrar isso e tenta de toda forma manter as aparências, tentam parecer perfeitos para os outros. E dependendo do que se compartilha, pode-se mostrar que nem tudo é um “mar de rosas” em suas vidas.
     Acho isso muito ridículo! Não tenho o menor problema em deixar que as pessoas vejam que tenho problemas e que não sou perfeito, aliás, é até bom, pois aí todos podem ver que sou ser humano como todos!
     Eu continuarei compartilhando meus momentos bons e/ou ruins e utilizando a tecnologia e tudo de bom que a modernidade puder me oferecer, pois não tenho nada a esconder e confio plenamente no meu julgamento, nos meus limites e “filtros”. Para as pessoas que ainda não aderiram pelos motivos que citei acima, respeito suas opiniões, mas deixo um conselho, experimentem antes de julgar! Vocês podem se surpreender com os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!