Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Faltou Imparcialidade


     Sempre achei muito exagero as críticas que o pessoal faz à Rede Globo sobre várias questões, mas não que eu tenha procuração para defender a emissora, apenas acho exagero em alguns comentários sobre ela. Mas nesse caso da paralisação dos caminhoneiros, eu mesmo achei que a Globo foi e está sendo bem parcial para o lado do governo!
     Sobre os comentários que normalmente são feitos sobre a Globo, o que acho exagero são críticas pesadas às novelas e programas, uma vez que muita gente assiste e estes retratam muito do que acontece na sociedade atualmente. Dessa forma, não vejo que a Globo está incentivando as pessoas a fazerem nada, apenas mostrando. Se isso é bom ou ruim, se as pessoas gostam ou não, isso é outra questão. Também é preciso observar que isso dá audiência, mais do que outras produções de outras emissoras. E queiram ou não, a Rede Globo é o maior grupo de comunicações/emissora do país, que tem mais audiência, mais influência e que cria tendências. Poderiam ter mais responsabilidade em algumas coisas, mas não vejo tanto mal assim! Repito, acho que mostram o que já acontece por aí, infelizmente!
     Neste caso específico da paralisação dos caminhoneiros, já achei que a Rede Globo se posicionou claramente do lado do governo e contra os caminhoneiros, mas não entendi o motivo. Desde o início, a emissora tem dado muito mais destaque aos prejuízos e pontos negativos causados pelo movimento, sem mostrar muito o lado dos caminhoneiros e esclarecer suas reivindicações. Destacaram bastante o tal acordo que teria sido firmado na semana passada, mas nem falaram que os “representantes” dos caminhoneiros que teriam assinado tal acordo não representam de fato os caminhoneiros, pelo menos não a maioria. Isso foi falado por vários dos manifestantes.
     Bom, como eu disse, não acho que a Rede Globo tenha um complô para manipular tudo no Brasil, apenas tem poder para ditar tendências e influência sobre a população devido sua audiência. Acho que muitos dos comentários contra a emissora podem ser frutos de campanha de outras emissoras e veículos de comunicação contra a Globo e que acabam fazendo a cabeça de várias pessoas. Agora neste caso específico, acho que a Rede Globo está difamando e manipulando a opinião pública contra os caminhoneiros, mostrando apenas um lado. Até reconheço que o Fantástico de ontem, apesar da campanha e da informação que circulou ontem durante o dia, mostrou um pouco o lado dos caminhoneiros, ao contrário do que diziam. Eu não boicotei o Fantástico ontem por três motivos básicos: 1) Queria ver o que e como iriam falar sobre a paralisação, para me manter informado e poder formar minha própria opinião através de minha própria análise, pois me julgo capaz de disso, sem ser influenciado; 2) Para medir a audiência, o Ibope utiliza televisões em São Paulo e nessas regiões, ou seja, se eu ligar ou não minha TV não vai alterar em nada o nível de audiência; 3) Ninguém sabia antes o que seria exibido e não achei que poderia dar crédito a notícias sem muito fundamento vindas de redes sociais.
     De qualquer forma, espero que a Rede Globo e todos os canais e meios de comunicação compreendam sua importância e poder de influenciar as pessoas e atuem como meios de informação e entretenimento com responsabilidade e imparcialidade sempre!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!