Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Benefícios do Esporte

     Nesta semana tenho acompanhado, com bastante interesse, as transmissões dos Jogos Panamericanos de Guardalajara 2011. Sempre acompanho competições esportivas, pois adoro esportes, ainda mais se for representando o Brasil! Esse meu "acompanhamento" faz ressurgir uma velha discussão que tenho com minha esposa, que não gosta de esportes, sobre os benefícios do esporte para as pessoas.
     Além da parte física, como melhoria da saúde, do condicionamento físico, aumento de resistência para o dia-a-dia, etc., ao lado da educação, em minha opinião, o esporte é fundamental e extremamente benéfico para moldar o caráter de uma boa pessoa!
     No esporte, a pessoa aprende, daí a importância de se começar cedo em algum esporte, desde criança, a respeitar regras, a ganhar e a perder, que faz parte da vida, a trabalhar em equipe, a respeitar os outros e a si mesma, a conhecer e vencer seus limites e medos, além de melhorar muito sua saúde e qualidade de vida. Essas lições somente o esporte é capaz de realmente ensinar de forma a permanecerem para sempre em nossas vidas. Quem tem estas características, sem dúvidas é uma pessoa especial, querida, de sucesso, mesmo que não seja no meio esportivo, e, o mais importante, de bem! Quantas crianças pobres surgiram do meio da criminalidade e conseguiram vencer na vida através do esporte, ou pelo menos aprenderam o caminho do bem através dele?
     Na história do esporte, já vimos várias vezes guerras serem interrompidas, adversários fora do esporte competindo em paz e de forma civilizada, lições de moral e grandes exemplos de superação, dentre tantas outras boas histórias. Acredito até que o esporte seja a forma mais eficiente dos seres humanos resolverem suas diferenças, através de uma competição sadia e pacífica!
     A cada dia vejo o esporte brasileiro crescer e alcançar grandes resultados, apesar das dificuldades e isso me enche de orgulho! O que me deixa triste é ver pessoas que não gostam de verdade do esporte, apenas de dinheiro e poder, comandar o esporte e vender sua essência, como no caso do futebol, onde alguns interesses de alguns "cartolas" prevalescem sobre o verdadeiro sentido de esporte. Além de "eliminar" essas pessoas do meio esportivo, para que nosso esporte realmente creça e o talento de vários atletas possa ser revelado e todo o seu potencial atingido, é preciso verdadeiros investimentos! Na China, as crianças desde bem novinhas aprendem esportes e atividades físicas, o que as acompanha ao longo da vida e hoje a China é, no mínimo, a segunda maior potência do esporte mundial. Nos EUA, acontece algo parecido, o esporte é bem mais valorizado! E não só um ou dois esportes e/ou atletas mais populares, mas os mais variados. Se o "Brasil" entendesse isso e investisse e apoiasse de verdade o esporte, sem dúvida teríamos mais atletas geniais representando e honrando nosso país pelo mundo. Além disso, como já disse antes, através do esporte as crianças aprenderiam lições muito importantes, seguindo o caminho do bem e da saúde, diminuindo futuros problemas na área da saúde, da violência e da criminalidade, aumentariam a vontade de vencer e aprenderiam mais nas escolas, ou seja, seriam cidadãos bem melhores, beneficiando a sociedade em todos os setores. Não é preciso mudar tudo para melhorar, basta investir no lugar certo e cuidar de verdade da "base"! O Brasil é um celeiro de talentos no esporte, basta vermos o que nossos atletas têm conseguido nos mais diversos esportes e quase sem apoio, basta que alguém olhe por eles e acredite de verdade que o esporte é capaz de mudar, moldar e criar vencedores na vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!