Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tecnologia no Esporte

     Aproveitando ainda os Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011, decidi fazer esta postagem juntando duas coisas que adoro, esporte e tecnologia.
     O que mais atrai no esporte é a possibilidade de um limite, de uma falha humanos poder decidir o resultado de uma competição, porém alguns "acontecimentos" acabam "provocando" resultados injustos. Alguns erros de interpretação e observação de árbitros esportivos podem derrubar por terra o trabalho, o esforço e a preparação de muito tempo de atletas. Isso sem contar que alguns árbitros tem "má intensão" em alguns casos, prejudicando ainda mais o verdadeiro espírito do esporte.
     Já disse em outra postagem que sou apaixonado por tecnologia! O "bichinho" da tecnologia quando pega alguém, dificilmente vai embora! Ainda mais quando pega alguém com "tendência" a gostar de tecnologia, como eu! Citei a tecnologia por achar que ela possa ser a solução para corrigir as "injustiças" do esporte. Seria possível aplicar a tecnologia em vários pontos e aspectos de diversos esportes, em várias situações e condições. Vou citar aqui apenas algumas sugestões simples, como as que gosto de usar na vida, para entenderem meu raciocínio.
     No futebol e no volei, que são esportes mais populares poderiam utilizar chips na bola, nas linhas de limite das quadras e campos, nas chuteiras dos jogadores, etc. Na Copa de 2010 teve um gol legítimo, onde a bola entrou mais de dois metros e o árbitro não deu. Coisas assim poderiam ser solucionadas de forma simples, com um chip na bola e outros em cada "extremo" das linhas de limite do campo. Um em cada trave, que acusaria através de um sinal em um computador quando a bola atravesasse a linha do gol. Outros chips em cada "canto" das linhas que marcam os limites externos do campo, marcando quando a bola saísse em linha de fundo ou lateral, evitando que o mau posicionamento dos árbitros prejudiquem os atletas. Outra opção seria colocar chips nas chuteiras dos jogadores para, através de um computador e de um softawre específico, auxiliar, e muito, nas marcações de impedimentos, que às vezes são definidos por poucos centímetros. No volei, bolas fora, toque da bola e dos jogadores na rede, na antena, etc. poderiam ser resolvidas de forma simples com o uso de chips semelhantes ao que sugeri para o futebol, na bola, nos limites da quadra, na rede, na antena, etc. Isso sem contar o auxílio da tecnologia em esportes como os do atletismo, onde um milímetro, um centésimo de sgundo podem decidir tudo, onde a tecnologia é praticamente fundamental!
     O que quero com esta postagem é apresentar sugestões de soluções simples com o auxílio da tecnologia, que tem justamente este propósito, auxiliar a humanidade, para resolver injustiças no esporte, deixando apenas que os limites humanos e não os erros e "má vontades" decidam o resultado. Tecnologia é muito interessante, importante e útil, até mesmo para benficiar algo que é extremamente benéfico para o ser humano, para a vida e a paz, o esporte" Esporte e tecnolgia, uma parceria que dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!