Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Medo de Um Papel?

     Outro dia estava conversando com minha esposa sobre pessoas que "moram juntas", se são ou não marido e mulher. O que vou apresentar nesta postagem, é minha opinião pessoal sobre o assunto. Acredito que se considerarmos marido e mulher que não se casou realmente, de "papel passado" como dizem alguns, estaremos banalizando ainda mais a instituição do casamento, do matrimônio. Para mim, marido e mulher são aqueles que realmente assumiram um compromisso oficial, se casando no civil e no religioso. Não que eu seja careta, antiquado, mas as pessoas que assumem esse compromisso como eu fiz, realmente acreditam e levam a sério seus relacionamentos, confiando numa instituição tradicional e importante e num sacramento da igreja (no caso da igreja católica).
     Não que um compromisso "oficial" faça o relacionamento durar mais ou menos ou seja certeza de felicidade, fidelidade, amor, etc., mas comprova que duas pessoas quiseram mesmo tentar ficar juntas e diante de toda a sociedade, sem pensar naquela idéia que, infelizmente, vem se tornando comum de que "se não der certo, larga e parte para outra". Casamento é algo sério de grande valor e importância, devendo ser levado muito a sério e com muita responsabilidade!
     Mas o que acho mais estranho é que a parte mais difícil de um relacionamento, de um casamento é a convivência, ou em palavras mais simples, viver. morar juntos. As pessoas que não se casam "oficialmente" só não tem um documento que comprove sua união, talvez, como eu já disse, para evitar mais complicações numa possível separação. Assim, fico pensando porque as pessoas têm medo de um papel? Já enfrentam as responsabilidades e as dificuldades de uma vida a dois, então qual o problema de assinarem um documento "oficializando" e "legalizando" isso? Questõs financeiras? Talvez! Mas existem outras tantas possibilidades de se fazer tudo de forma "oficial" gastando pouco ou nada, em certos casos.
     Bom, não quero de nenhuma forma criticar, menosprezar ou desrespeitar qualquer pessoa que viva junta com outra sem ser casado "oficialmente", pois não conheço a situação e os motivos delas, apenas sou um defensor do matrimônio, do casamento. Acho muito importante se iniciar uma família bem estruturada, dentro de compromissos sérios e reais, onde as pessoas se conheçam, se amem e se respeitem verdadeiramente, sem medo de compromissos e sem pensar numa possível separação. A família, para mim, é a base mais sólida da sociedade e o casamento é um dos pilares dessa base, portanto quanto mais sólido, mais sólida será a base, a família. Por isso vivo comentando sobre relacionamentos, pois acredito que muitos problemas poderiam ser evitados para as pessoas se elas pensassem melhor antes de se jogar de cabeça em um relacionamento mais sério, achando que ele é descartável!
     Como eu já disse, certamente todos conhecem exemplos de casais que não se casaram "oficialmente" e que são exemplos e constituíram famílias excepcionais e de caráter e outros que seguiram a tradição e assumiram seu compromisso "oficialmente" e acabaram se separando ou não sendo felizes ou com outros problemas. Eu mesmo conheço! Logicamente que não sei de tudo, ainda mais da vida dos outros, muito menos que essa minha opinião seja totalmente correta e que o casamento "oficial" seja a receita infalível de felicidade, mas ainda prefiro apostar no compromisso, na responsabilidade e na seriedade de meu relacionamento! Afinal de contas, eu mesmo escolhi esse caminho, pensando apenas no início, sem data de validade, sem prazo para terminar ou medos e plano "B" caso não dê totalmente certo e acredito em minha escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!