Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Não Consigo Fazer "Serviço Porco"

     "Errar é humano!" Essa famosa e até "batida" frase é bem verdade, já que ninguém é perfeito e não se consegue fazer tudo exatamente certo, sem nenhuma falha. Mas mesmo sabendo que eu não sou perfeito e que posso cometer falhas, tenho uma filosofia: sempre fazer o melhor possível em tudo, pois se não ficar exatamente perfeito, pelo menos ficará o melhor que consegui. Ou seja, não consigo fazer o que as pessoas chamam de "serviço porco" de propósito! Posso errar, e sem dúvida erro, fazer alguma coisa mal feita, etc., mas certamente não é de propósito.
     Como gosto muito de observar as coisas e o comportamento das pessoas, também observo e reflito bastante sobre mim mesmo. Já percebi que se tem algo que eu fiz "mais ou menos", aquilo fica me incomodando até eu fazer melhor, "mais bem feito". Às vezes digito algo, tipo uma música, por exemplo, que não sai lá "perfeitinha", por algum erro de digitação ou de impressão e aquilo me incomoda. Acabo fazendo de novo para sair certo, às vezes até mais de uma vez.
     Tanto que coisas mal feitas me incomodam, parece que meus sentidos, principalmente minha visão e audição são atraídas para erros. Se vejo um texto, independente do tamanho e de quem o tenha escrito, caso haja algum erro de português, ou de escrita/digitação, parece que meus olhos vão exatamente em cima daquilo, ou seja, o que está errado me chama muito a atenção e fico sentindo vontade de corrigir. Não que eu seja um perito em português, longe disso, mas é algo que não está em mim, erros me chamarem a atenção. Da mesma forma para ouvir. Quando alguém diz algo errado, parece que o que está errado sobressai ao restante da fala e eu sinto vontade de corrigir a pessoa, às vezes, dependendo da pessoa, eu até corrijo. Isso também não é por mal, por convencimento, por achar que eu seja melhor que os outros, ainda mais porque falo alguma coisa errada também, embora procure não falar, é que o "errado" me incomoda bastante.
     Talvez seja um defeito esse meu perfeccionismo, mas eu até acho que é útil em algumas situações, pois evita de eu fazer as coisas de qualquer jeito, mal feitas. É bom eu me controlar um pouco para não ficar chato e obsessivo com isso. Até aproveito para pedir desculpas a alguém que eu tenha sido, digamos grosseiro, por essa minha mania de perfeição, não foi por mal. Às vezes foge do meu controle, é mais forte que eu. Aliás, aproveito também para dar um conselho aos perfeccionistas, ainda mais aqueles extremos, se controlem, pois esse tipo de atitude não é nada agradável e popular, acaba afastando as pessoas e criando uma fama de chato. A vantagem é que tudo que você faz acaba sendo bem feito, não perfeito, mas as pessoas podem confiar no seu esforço e na boa vontade em fazer certo as coisas. Como tudo na vida, existe os prós e os contras e cabe a cada um controlar e chegar a um equilíbrio! Aliás, essa palavra é a chave do sucesso em muitos casos, equilíbrio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!