Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

História sem Fim

     Existe uma história, não me lembro se apenas em filme, chamada "História Sem Fim" e aqui no Brasil estamos presenciando uma, o "Mensalão", sendo os últimos capítulos envolvendo o julgamento dos acusados.
     Para quem não se lembra (acho difícil!), o "Mensalão" foi um escândalo de corrupção que ocorreu há alguns anos atrás, onde parlamentares recebiam propina para aprovar ou vetar propostas de acordo com os interesses de quem pagava. Até um ministro importante (na época) e a cúpula do PT estavam envolvidos, além de diversos parlamentares. Passaram-se vários anos, e aí já acho que começou a aparecer a tradicional burocracia brasileira, e os acusados começaram a ser julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O julgamento demorou bastante tempo, com várias tentativas de adiar e outras tentativas burocráticas para evitar a condenação, etc. Finalmente terminou o tal julgamento, com os acusados condenados e a "criação" de um "herói", o Ministro Joaquim Barbosa, por ter condenado e "punido" os culpados.
     Porém, aí começa um novo capítulo, os recursos, embargos e outras manobras para adiar a punição. Essa semana começaram a votar se esses embargos e recursos são válidos, para que caso, para que condenado, etc. Ou seja, tudo é mais uma peça burocrática para tentar aumentar a impunidade, infelizmente já tradicional em nosso país.
     Acredito que enquanto nossas leis não forem mais simples, duras e eficientes, sem essas famosas "brechas", ninguém será realmente punido por seus crimes, especialmente os políticos. Aproveito para abrir um parêntese sobre um detalhe importante, como pode os colegas dos parlamentares julgarem os próprios parlamentares? Há algum tempo, uma parlamentar foi flagrada em uma filmagem clara recebendo dinheiro desonesto e foi absolvida pelos colegas parlamentares. É a mesma coisa do PCC em São Paulo julgar os traficantes presos pela polícia. Impunidade praticamente garantida!
     Infelizmente, essa história ainda está longe de acabar e os condenados de serem punidos. Enquanto isso, continuam em seus belos cargos, recebendo seu dinheiro e todos os benefícios possíveis, gastando nosso suado dinheirinho público. Tomara que, um dia, possamos finalmente ver o fim dessa história e o fim da impunidade e da corrupção no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!