Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Depois que o Ladrão Entra...

     Já ouvi várias vezes o ditado popular que diz que "depois que o ladrão entra, não precisa mais colocar o cadeado", e, infelizmente, no Brasil esse ditado é bem verdadeiro! A grosso modo este ditado significa que depois que alguma coisa já aconteceu, não adianta fazer nada para evitá-la. No Brasil depois que coisas ruins, tragédias e problemas ocorrem é que vão pensar em algo para evitá-las, ou seja, é preciso que alguém sofra para se pensar em algo para evitar o sofrimento.
     Sou favorável a idéia de se planejar melhor as coisas a fim de evitar que coisas ruins aconteçam. Por exemplo o caso daquela boate Kiss que pegou fogo e matou várias pessoas, porque foi preciso que acontecesse aquilo para que refletisse sobre as leis de segurança e a fiscalização? Se fizessem as leis de forma mais eficiente e a fiscalização e as punições também fossem mais eficazes, coisas assim não aconteceriam com tanta frequência e vidas seriam salvas. Outro exemplo é essa confusão com o Campeonato Brasileiro de futebol de 2013, onde tudo ocorreu por falhas no sistema de julgamento, punição e informação/comunicação do STJD, da CBF, dos clubes, etc. Neste caso, a existência de inúmeras leis e regras, algumas contraditórias entre si, causaram e ainda causam polêmica e "dão razão" legalmente a ambos os lados. Mais um triste exemplo ocorreu recentemente com a morte do cinegrafista da rede Bandeirantes. Já tem quase um ano que estas manifestações estão ocorrendo e muitas terminando em confusão e violência e somente agora, depois que mais uma vida foi perdida é que estão começando a investigar quem as organiza e quem tem interesse em provocar estas confusões.
     A conclusão que chego com tudo isso é de que se os órgãos competentes fossem mais eficientes, especialmente na fiscalização e também mais rápidos e inteligentes, prevenindo possíveis problemas, muitas vidas poderiam ser salvas e prejuízos e problemas poderiam ser evitados Também não acho que esse problemas seja por falta de leis, pois já existem até leis demais e isso também prejudica, pois a burocracia só atrasa e dificulta as coisas para todo mundo. E também acho que a mídia faz muito estardalhaço em cima das notícias de tragédias e outros problemas do gênero até "esgotar" o assunto e as pessoas perderem um pouco do interesse por já estar repetitivo, e depois esquecem completamente o assunto, o que "ajuda" as pessoas a esquecerem e não cobrarem mais mudanças e melhorias.


     Ao meu ver, precisa de mais ação, mais eficiência da parte de todos, principalmente das autoridades para se evitar tragédias, prejuízos e sofrimento para pessoas inocentes. Falar em conscientização é bonito e não está incorreto, mas somente discursos não resolverão os problemas! O melhor seria uma combinação de educação/conscientização e fiscalização, com mais ação, de forma rápida e eficiente, antes das coisas acontecerem, através de prevenção. E a mídia e a população precisam "melhorar a memória" e participar mais, cobrando e exigindo mudanças e melhorias! Pois como diz outro ditado popular, "é melhor prevenir do que remediar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!