Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Pensamento do Conflito

     Já falei em outras postagens sobre humildade e sobre cada um ter um pensamento, mas aconteceram novos casos que me fizeram refletir novamente sobre isso e cheguei a novas conclusões que decidi postar.
     Primeiramente, já afirmei e reafirmo que ser humilde não é ter coisas inferiores, não querer nada melhor, etc., mas sim estar feliz com o que tem e o que se é, sabendo que tudo isso é fruto de seus esforços, conquistas merecidas. E também não querer prejudicar ninguém, não querer tirar o que outro tem e muito menos se achar melhor que alguém. É muito mais uma forma de agir, de se relacionar e conviver com os outros!
     É importante também lembrar que cada pessoa é única, tem seu jeito de ser, de pensar e agir, portanto ninguém é igual a ninguém. Pode-se ter pontos em comum, porém, totalmente, ninguém é igual e essas diferenças são o que tornam a vida mais "interessante", pois já imaginaram se todo mundo fosse exata e totalmente igual? Pode parecer, a princípio, bom, pois todos teriam os mesmos gostos, opiniões, fariam as mesmas coisas, etc., mas pense bem o quanto seria chato todos gostarem da mesma comida, do mesmo time de futebol, terem a mesma opinião, etc.! Nunca teria nada de novo, nenhuma novidade e, consequentemente, nenhuma evolução, que surge de idéias novas, diferentes, da necessidade de querer mudar e melhorar. Seria muito ruim!
     Tem gente que quer "marcar" o que a outra pessoa deve ou não fazer, o que o outro deve ou não ter ou querer, como deve pensar, agir, ser... Já até falei sobre isso em uma outra postagem sobre controle. Muitas vezes isso não é por mal, pelo menos de pessoas que conheço, mas por "querer bem" a pessoa e achar que isso é o melhor para elas. Acredito também que haja uma necessidade natural do ser humano de querer estar certo e tenta provar para os outros que sua forma de ser, pensar, agir, etc., é a melhor, a correta! Porém, esse tipo de pensamento, ao meu ver, é que leva a conflitos, proporcionalmente ao "nível" de onde ocorre, conflitos maiores ou menores. No âmbito menor, gera conflitos entre pessoas, entre famílias, amigos, colegas de trabalho, etc. Num âmbito bem maior gera guerras como o conflito entre palestinos e israelenses no oriente médio, por exemplo. Parece exagero essa comparação, mas não é! Porque eles brigam? Porque cada um quer ser dono do mesmo pedaço de terra e quer que o outro concorde com isso e com as ideologias e a forma de ser e pensar próprias. Se eles deixassem de querer "marcar" o que o outro deve fazer e como deve ser, poderiam coexistir pacificamente no mesmo espaço respeitando um ao outro sem nenhum conflito.
     Assim sendo, pense bem antes de querer que alguém seja igual a você ou goste das mesmas coisas, tenha os mesmos sonhos, desejos, planos, etc. Cada pessoa é um ser individual e com suas opiniões e preferências próprias! Somos iguais de uma forma geral, mas com diferenças que tornam nossa vida possível, com coisas novas e melhores, evoluindo. Respeite essas diferenças e valorize os pontos em comum! Se uma pessoa gosta de algo diferente de você, que você julgue supérfluo, respeite, pois é a opinião dela e certamente tem alguma coisa que você gosta e faz que a outra não concorda. Não julgue ninguém! Cada um tem seu jeito de ser, de pensar, de agir e isso não torna ninguém melhor ou pior, apenas diferente! Se você quer o bem de alguém, deixe que ele cuide da vida dele da forma como achar melhor, pois conselho é uma coisa, mas "marcar", controlar, querer que a pessoa seja igual a você é outra! Humildade se reconhece no comportamento, na forma de tratar os outros e não no que se tem, se gosta ou se quer ter e/ou ser! Respeito e tolerância são fundamentais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!