Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Seguindo Exemplo

     Ouço muito falar que as crianças de hoje em dia estão muito mais espertas (e concordo com isso!) e muito mais difíceis de serem "criadas", educadas. Acredito que a esperteza seja fruto da quantidade de informações que os vários meios de comunicação disponibilizam para todos, inclusive elas. Agora, com relação às dificuldades para educá-las, acredito que uma parcela seja desses mesmos meios de comunicação que apresentam às crianças "coisas" que às vezes não estão prontas, como assassinatos, traições, sexualidade, etc., em novelas e programas de TV, internet, etc. Mas acredito que a maior parcela de culpa seja de seus próprios educadores.
     Muita gente se preocupa com a teoria na criação e educação das crianças, mas se esquece que o principal é o exemplo, na prática. Me lembro de assistir a um vídeo no meu curso de noivos onde uma mulher negava uma carona a um conhecido alegando que não estaria indo para casa naquele momento, isso na frente da filha pequena, que estava no banco de trás. Ao sair com o carro, a criança perguntava a sua mãe se elas não estavam indo para casa naquele momento e a mãe respondia que sim, daí a criança perguntava porque sua mãe havia mentido à pessoa que pediu carona. ou seja, não adiantou a mãe ensinar falando que não é correto mentir se deu exemplo prático do contrário. Conheço inúmeros casos de "erros" cometidos pelos pais que se repetiram com seus filhos, com seus netos, e assim por diante. É até engraçado observar esses fatos e refletir sobre a criação, pois podemos ver claramente que o exemplo foi muito mais forte do que os "discursos" teóricos que falaram (ou não!) com os filhos. Ou seja, não adianta nada falar, falar, falar e falar para ensinar alguma coisa às crianças e fazer o contrário. A educação se dá muito mais pelo exemplo do que por ficar só falando. Logicamente que falar, conversar também é muito importante e necessário, mas é preciso colocar em prática através de atos, de atitudes o que se fala, o que se ensina, ou seja, através de exemplo. O comportamento é um exemplo muito educativo para as crianças e até mesmo para os outros. Quem vê outra pessoa fazendo algo, especialmente se for uma criança, que está formando seu caráter e sua personalidade, tende a repetir a ação. Então, se for um mal exemplo, a pessoa tende a repetir algo errado, às vezes não por maldade, mas por achar que é correto, já que o outro fez. E o mesmo ocorre com bons exemplos de boas atitudes. Normalmente pessoas influentes na vida das outras, como lideranças de comunidades e os pais e familiares para as crianças, são "heróis", espelhos e exemplos de modo de vida para estes outros, por isso seguem seus "modelos", querendo ser "iguais" a eles.
     Outro aspecto que acho que dificulta a educação das crianças é o fato de os pais acharem que seus filhos necessitam de liberdade e achar que essa liberdade é deixar a criança fazer o que quiser, deixar falar o que quiser, da forma que quiser, com quem quiser, sem limites. existe sim a necessidade de se dar liberdade às crianças, com relação à criatividade, ao aprendizado, à comunicação, etc., porém, com limites claros e rígidos para que a criança aprenda que existem regras e limites na vida. Aí também cabe o caso do exemplo, pois se os pais e educadores ensinam que há regras e limites, mas não os seguem, não os respeitam, as crianças aprenderão muito mais que não precisam seguí-los do que a respeitá-los apenas porque disseram que é preciso.
     Sei que ainda não sou pai e que quando for não serei um pai perfeito, mas procuro observar o comportamento e os fatos que ocorrem com quem convivo para tentar aprender, para ser o melhor pai possível quando chegar minha vez. Lógico que não estou julgando ninguém! Apenas observando para aprender e tentar ser uma pessoa melhor e um educador e um exemplo melhor para meu(s) filho(s) ou minha(s) filha(s) quando eu tiver. A gente pode aprender observando os outros (sem julgar!) e vendo o que fazemos igual e/ou o que podemos melhorar. Se queremos um futuro bom para nossos filhos e também para a sociedade, já que as crianças são o futuro dela, devemos refletir muito sobre nosso comportamento e sobre os exemplos e a educação que damos a elas! Depende de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!