Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Fogo de Palha

     Gosto muito de ditados populares e do conhecimento que eles podem proporcionar e um que já ouvi várias vezes e realmente ocorre é o chamado "fogo de palha". Esse ditado significa que alguém começa alguma coisa com muita vontade, entusiasmo, mas que logo desiste, deixando "pra lá". Se alguém coloca fogo nu monte de palha, ocorre mais ou menos isso, o fogo começa com uma grande intensidade, mas não dura nada e logo apaga, por isso a comparação com o comportamento das pessoas.
     Infelizmente já vi muito isso acontecer! Me contaram até uma história uma vez (créditos ao meu amigo Fabrício que, atualmente, é diácono e logo será ordenado padre) de um velho padre que morava a muitos anos em uma cidadezinha e que era muito querido pelos moradores do lugar. Certo dia o padre descobriu que estava muito doente do coração e que somente um transplante o salvaria. Daí, certo do carinho dos fiéis por ele, anunciou após uma missa sua condição da saúde e perguntou quem doaria o coração para ele. Como ele era querido, todos na igreja levantaram as mãos e o padre ficou muito feliz. Daí ele decidiu que o sacristão iria jogar uma pena do alto da igreja e sobre quem a pena caísse, seria a pessoa que doaria seu coração ao padre. E dessa forma foi feito! Assim que a pena se aproximava de alguém, este alguém soprava discretamente para cima, a fim de jogar a pena em outra pessoa. Ou seja, na hora em que o padre pediu que alguém doasse o coração, no entusiamo ou para "fazer média" todos se dispuseram, porém na hora de cumprir todos se esquivavam. e assim ocorre no nosso dia-a-dia! Recentemente ocorreu um fato desses em minha comunidade, onde precisávamos de voluntários para nos ajudar em determinada tarefa e várias pessoas se ofereceram, mas no momento da reunião, de realmente assumir o cumprir o compromisso assumido, apenas cerca de um terço compareceu. E não foi a primeira vez!
     Esse tipo de comportamento é muito ruim, pois várias pessoas contam com o compromisso assumido pela pessoa e depois acabam "ficando na mão" e tendo que correr atrás e se desdobrar para suprir a ausência da pessoa. Ninguém é obrigado a assumir e participar das coisas, mas a partir do momento que assume, deve cumprir sua palavra, seu compromisso! Antes de aceitar um compromisso, uma tarefa, é preciso compreender bem do que se trata e refletir bem antes de assumir o compromisso para depois "furar"! Isso é chamado de comprometimento, o que, infelizmente, falta a muitas pessoas. Quem estiver fazendo o convite ficará muito mais chateado da pessoa ter assumido e depois não cumprir do que dela ter recusado o convite/pedido. E se depois surgir algo que o impeça de cumprir o que foi assumido, basta procurar um substituto de confiança, avisar aos responsáveis com o máximo de antecedência possível, tentando fazer algo para ajudar de outra forma até mesmo antes, etc.
     E a mídia brasileira também esse tipo de comportamento, pois quando acontece alguma tragédia, um problema sério, se aproveitam do fato até "esgotarem" o interesse do povo pelo assunto, depois nem se lembram mais do assunto. Ou seja, começam com "aquele entusiasmo" e depois descartam a notícia, em resumo, "fogo de palha" também!
     Assim, por favor, como diz a Bíblia, que nosso "sim" seja "sim" e que nosso "não" seja não"! Não é crime e é um direito da pessoa recusar um convite, um pedido, seja lá por que motivo for, mas é muito ruim e sacanagem com os demais se oferecer, assumir um compromisso, uma tarefa e depois não cumprir! Seja sincero e responsável em todas as suas ações e não deixe ninguém em apuros! Pense bem se você já não fez isso e se gostaria de que alguém fizesse com você! Como sempre digo, é preciso refletir bem antes e se colocar no lugar dos outros, não assumindo o que não se vai cumprir e nem fazendo com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Procuro sempre ajudar e participar, pois o bem da minha comunidade, da minha cidade, etc., também é o meu, mas se eu não posso, recuso e aviso antes para que o planejamento não seja comprometido! Quando assumo algum compromisso, por mais difícil que seja e mesmo que surjam circunstâncias que me impeçam depois, procuro cumprir o que assumi ou pelo menos encontrar uma forma de não atrapalhar (como citei acima), pois sei o quanto é difícil! Espero que as pessoas reflitam e mudem esse comportamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!