Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

Socialização

     Moro em um bairro mais afastado do centro de minha cidade, como já disse várias vezes e ouço críticas (como também já disse) sobre esse meu bairro. Daí parei para refletir e vi que o problema não está no bairro, mas sim nas pessoas que emitem esse tipo de opinião. E não é somente neste caso, mas em vários outros. É um problema de socialização e não do ambiente, dos locais, etc.
     Não digo que é preciso se envolver em todas as atividades da comunidade, embora isso foi muito bom, pois ajudaria as outras pessoas e a própria pessoa, mas é preciso se relacionar com os outros. procurar "se encaixar" na vida das outras pessoas. O ser humano é um ser social, isto é, que depende do contato com outras pessoas, do relacionamento com elas. Sem esse contato, sem se socializar com os vizinhos, amigos, colegas de trabalho, de escola, a vida começa a ficar bem mais difícil, mais triste, solitária e daí para surgir uma depressão, é um pulo!
     Tem gente que mais facilidade de se socializar, outras já tem mais dificuldade, mas tudo depende de cada um, de si mesmo e não dos outros. Às vezes até surgem oportunidades, mas a pessoa, por medo, vergonha, orgulho ou outro motivo semelhante, não aproveita e vai se isolando dos outros. Dessa forma, fica cada vez mais difícil de se "juntar" aos outros e evitar a solidão. Ter alguns momentos sozinho pode até ser bom, mas viver na solidão não é! Mesmo que alguém pense que não precisa de ninguém, precisa, de uma forma ou de outra! E não é preciso, obrigatório gostar de todo mundo que se encontra no dia-a-dia, pois isto seria impossível! É mais do que normal termos afinidade (estilo BBB, rs, rs, rs...) com algumas pessoas e com outras não! O que precisamos é tentar nos aproximar daquelas com quem temos temos afinidade para nos relacionar e não ficarmos sozinhos e tentar conhecer melhor as outras, já que podemos estar perdendo a oportunidade de conhecer e nos relacionar com boas pessoas.
     Conheço pessoas do meu bairro que querem se mudar, até para outra cidade, outras que criticam o bairro e a distância, mas dizem que não recebem carona, por exemplo, e também nem pedem. Dessas pessoas, praticamente todas não participam de nada da comunidade e nem as vejo em contato com outras pessoas além de familiares e um ou outro amigo. Elas não procuram se relacionar com os outros, se envolver na vida da comunidade, do bairro, conhecer gente nova e ainda querem que os outros é que as procurem! Um bom relacionamento e uma melhoria nas condições de vida deve começar pela própria pessoa e não pelos outros! nós é que somos capazes de direcionar e controlar nossa vida, nossos relacionamentos, etc.
     Portanto, se você está tendo problemas com o lugar onde mora ou trabalha, com as pessoas com quem convive, se sentindo solitário ou com dificuldades de se relacionar, reflita se o problema não está em você! Será que você está se esforçando para se relacionar bem com as pessoas ou está "construindo um muro ao seu redor" e afastando as pessoas? Sugiro participar das atividades da comunidade como oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer novas amizades, melhorar seus relacionamentos, sua "popularidade", sua "imagem" junto aos outros, melhorar sua vida social e ainda produzir benefícios para a comunidade e para você mesmo! Antes de desistir, tente mudar! Não espere que os outros mudem para se adaptar a você! O ser humano é capaz de mudar e de se adaptar a muita coisa, tente! Não espere, busque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!