Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pontualidade Médica

     Quem nunca ficou um tempão na sala de espera de um consultório médico para ser atendido? Eu já fiquei várias vezes, ou para ser atendido ou acompanhando alguém e não acho nada agradável! Pontualidade não é o forte dos médicos em geral! Ficar parado por muito tempo sem poder fazer mais nada, pois se corre o risco de sair e perder a vez, é muito entediante, além de fazer a pessoa perder tempo que poderia estar fazendo outra coisa. Acho uma falta de respeito com os pacientes e com seus acompanhantes, pois se trata de pessoas com problemas de saúde, em vários casos psicológicos.
     E como gosto de pensar e refletir sobre as coisas, pensei porque isso acontece e encontrei algumas respostas. Primeiro é a falta de organização dos próprios médicos que acabam se atrasando e provocando o chamado "efeito dominó" com as consultas, ou seja, atrasando uma, que atrasa a seguinte e assim por diante. Outra, até relacionada à primeira, é a questão de alguns médicos atenderem em vários locais e/ou terem vários compromissos "externos", gerando atrasos em seus atendimentos. Mas a causa de atraso mais grave que encontrei é que muitos médicos marcam mais de uma consulta para o mesmo horário, por segurança, no caso de um paciente faltar e ele poder atender outro. Acaba sendo para não ficar "furo" em suas agendas, mas acho que também é para não perder o paciente e não deixar de ganhar dinheiro (no caso dos médicos particulares). E também existe o caso de consultas que são mais demoradas, pelo tipo do médico, do atendimento ou da necessidade.
     É preciso ser justo que às vezes os atrasos são originados pelos pacientes que acabam provocando o "efeito dominó" que citei anteriormente. Neste caso, os médicos, ao atenderem os pacientes atrasados, fora do horário correto, acabam bagunçando sua agenda e atrasando os demais atendimentos.
     Imprevistos acontecem e podem causar atrasos, mas acho que os médicos deveriam se organizar melhor e não "pegar" coisas demais e nem pacientes demais, além de capacidade de tempo e de trabalho. Existem excelentes médicos por aí e, sem dúvida precisamos deles, mas eles não podem achar que estão acima dos outros e que o tempo das pessoas não é importante. Às vezes as pessoas tem dificuldades de condução (transporte), locomoção, etc. e fazem um esforço enorme para serem atendidas e acabam tendo problemas como perda de ônibus, etc. por causa de atrasos. Assim, peço aos médicos que procurem pensar e respeitar mais seus pacientes, pois são bem pagos para atendê-los e, independente disso, merecem ser respeitados e bem tratados! Se coloquem no lugar de seus pacientes e pensem e os tratem como gostariam de se tratados, atendidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!