Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Músicas e Conceitos Desvirtuados

     Já postei algo sobre a atual música brasileira, mas depois de ouvir os últimos lançamentos, especialmente no último carnaval, e analisando uma outra música que só agora parei para prestar realmente atenção, vi que preciso postar mais esta. Na verdade esta postagem não vai falar a mesma coisa da outra, mas sobre os valores que estão sendo desvirtuados através das músicas de hoje. É preciso ressaltar que não sou antiquado, nem "careta", como podem pensar por estas postagens e o tipo de coisa que vou dizer, apenas defendo os conceitos de família, respeito, casamento, etc., ou seja, alguns valores básicos que acho importantes. Nesse ponto, posso até ser meio antiquado, mas vejo a falta que esses conceitos e valores fazem falta na formação das pessoas e os problemas que isso gera.
     Quando os Mamonas Assassinas surgiram, causaram polêmica por terem "palavrões" em suas músicas, e receberam várias críticas por isso. Mas não havia maldade nas músicas, tinham apenas o intuito de divertir, de humor. Hoje eles devem estar revirando nos túmulos ao ouvirem falar de tesão, traição, falta de compromisso e ainda esses "músicos" receberem elogios.
     Quantas músicas hoje, especialmente funks e algumas do sertanejo universitário, falam e apoiam traição, falta de compromisso, falta de respeito com as mulheres, criticam relacionamentos sérios como namoro e casamento, apoiando bebedeiras... Logicamente que valem como brincadeira, descontração, com um ritmo legal para dançar e se divertir, mas esse tipo de apologia, os valores e conceitos que são transmitidos com essas músicas, principalmente aos mais jovens, acabam criando a idéia de que essa vida sem responsabilidade e sem respeito é que é o correto. Tem algumas que falam sobre traição que me deixam de queixo caído, pois falam em sair com a mulher mesmo ela estando acompanhada, outras falam em escolher e levar para o apartamento e que até as casadas podem ir. Outras falam sobre sair e ir curtir algo rápido no estacionamento, sem compromisso, sem responsabilidade, sem nem pensar nas consequências. Aí fico pensando: será que os compositores e cantores dessas músicas gostariam que alguém fizesse isso com suas namoradas, esposas, irmãs, mães e demais familiares? Sempre me coloco no lugar dos outros e não gostaria de forma nenhuma que alguém fizesse isso com quem amo! E, mesmo sem querem, essas músicas fazem apologia a viver a vida sem respeito e responsabilidade com os outros e consigo mesmo. Será que não pensam que vão ficar velhos e podem ficar sozinhos e doentes? Será que não sabem que são influência para várias pessoas e que toda ação tem reação, consequência? Quando acontecer algo de errado com as pessoas influenciadas por essas músicas, os cantores e compositores irão se responsabilizar e apoiar as pessoas? Isso é uma coisa séria, apesar de não parecer!
     E tem uma música que prestei mais atenção agora e acho o cúmulo do absurdo a propaganda negativa que fazem dos relacionamentos sérios. Acho que se chama "Se Namorar Fosse Bom". Dizem que se namorar fosse bom o show, a balada estaria vazia, que o próprio cantor (ou cantores, não sei bem) estariam no cinema e não iriam para a balada. Na música diz também que ele está cheio de dinheiro, dando a entender que quem tem um relacionamento sério, como namoro ou casamento, não consegue ter dinheiro. Também dizem que ser solteiro é melhor pois tem festa toda hora e vive cheio de mulheres. Não tenho nada contra quem compôs e contra quem canta essa música, pois até acho o ritmo legal, mas ela é cheia de mentiras e preconceitos. Primeiro, o lance de se ter dinheiro somente sendo solteiro é mentira, pois existem solteiros sem dinheiro, assim como casados com uma boa situação financeira. Até acho que é mais fácil juntar dinheiro com se está num relacionamento sério, pois se pensa e planeja o futuro, então controla-se melhor os gastos. Sobre esse negócio de se estivessem namorando ou casados não estariam na balada, apenas no cinema ou em casa também é mentira! Pode-se muito bem sair para se divertir, indo a um show, uma balada com a namorada ou com a esposa, compromisso não é morte! Pessoas em um relacionamento sério também podem se divertir! E uma coisa que sempre achei errada nessas teorias de ser solteiro é melhor é o fato de falarem que pegam muita mulher. Será que pegam mesmo? Só o fato de ser solteiro garante que vai pegar muita mulher por aí? Nunca levam fora? Sempre dá tudo certo e nunca têm nenhum problema? Não correm riscos de doenças, de brigas e confusões e "pegar baba"? Será que acham que são só os homens que querem ficar com várias mulheres? Quanto inocência e convencimento! Eu, casado e feliz, graças a deus, saio com minha esposa e sempre tenho com quem "ficar" com total segurança, sem "pegar baba", sem risco de doenças, sem levar "fora" e ainda levo ela sempre para casa. Se pensarmos bem, quem sai melhor com mulher? Quantidade não é melhor que qualidade!
     Bom, mais uma vez quero ressaltar de que não tenho nada contra quem compôs essas músicas e nem com quem as canta, apenas não concordo com os "valores" que elas ensinam! Também não sou antiquado e careta, talvez um pouco conservador, mas sei o quanto se pode influenciar uma pessoa, principalmente através de músicas e meios de comunicação em massa como TV e internet e sei com são importantes os verdadeiros conceitos e valores de família, respeito, relacionamento, compromisso, responsabilidade... E sei também os estragos que a falta de pensar nas consequências dos atos causam na vida das pessoas, pois já vi muitos casos e tenho certeza que muitas pessoas também já viram, basta parar para observar e analisar. Basta ver como os jovens das últimas gerações têm dado muito mais trabalho, começando a beber cada vez mais cedo e bebendo muito, tendo filhos, etc., resultado das influências negativas que recebem de todos os lados. O bom exemplo é muito útil, como músicas que falam de amor de verdade por exemplo e influencia sem dúvida outras pessoas! Por isso, pensem muito bem no que realmente é bom para a vida da gente e o que é apenas moda, brincadeira e que não é construtivo para ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!