Páginas

domingo, 2 de março de 2014

Mamonas Assassinas

     Há 18 (1996) anos e 1 dia atrás, eu acordava em uma manhã de domingo e recebia, através da TV, uma triste notícia, os Mamonas Assassinas haviam morrido em um acidente de avião. Parecia mentira e eu esperava ouvir que apesar da gravidade do acidente eles estariam vivos, mas no fundo eu sabia que isso não era possível! Passei o dia acompanhando as notícias na TV e as várias homenagens a eles. A que mais mexeu comigo, que tinha apenas 12 anos de idade foi a do final do Domingão do Faustão, onde aparecia uma edição de imagens de quando eles estiveram no programa e o palco vazio daquele domingo triste. Confesso que chorei!
     Para as gerações mais novas (embora eu não seja tão velho assim!) e não sabem direito quem foram os Mamonas Assassinas, eu explico: foi uma banda com muito talento musical, mas acima de tudo, muito bom humor, alto astral e alegria, que contagiava a todos! Talvez uma das melhores que eu já tenha visto! Talvez não tecnicamente, mas um dos melhores grupos de artistas! Eles utilizavam uma linguagem considerada como baixaria, palavrões, etc., mas eu, sinceramente, não via maldade naquelas palavras, apenas um jeito debochado de falar sobre as coisas, e com palavras que muitos sempre usaram no dia-a-dia, nas ruas. Eles eram condenados apenas por falarem publicamente, ao meu ver! A prova de que não havia maldade e sim muito bom humor era que eles eram adorados pelas crianças. Aliás, não só pelas crianças mas por pessoas de várias idades, raças, credos, classes sociais... Provaram que é possível fazer sucesso com bom humor, com alegria e naturalidade! Hoje, quando ouço certas músicas, especialmente funks e algumas do sertanejo universitário, falando (e apoiando) em traição, falando de tesão entre outras coisas, confirmo o que penso, que o Mamonas eram injustiçados por alguns "moralistas".
     O que é mais triste é que durou muito pouco! Eles tentavam o sucesso a mais tempo, mas só conseguiram quando adotaram o jeitão moleque e escrachado que eles tinham na vida e durou apenas cerca de um ano. Como o Faustão os classificou, foram o "cometa da alegria", que surgiu de uma vez, trouxe alegria e foi embora tão rapidamente quanto surgiu! Tiveram coragem de enfrentar os tabus da época com o propósito de divertir, de fazer rir. Mereceram o sucesso que tiveram! Espero que onde estiveram, possam ver a alegria que causaram nos milhões de fãs e que a tristeza que todos nós sentimos com sua partida, tenha mostrado apenas o quanto eram queridos. Acho muito difícil, praticamente impossível, surgir "novos" Mamonas Assassinas, pois eles eram raros, únicos! Agora só nos resta ouvir essas bobagens de hoje e lembrar, com saudade, do taleto e da alegria daqueles cinco cara de Guarulhos! Obrigado, Mamonas Assassinas!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!