Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2016

É "Complicado" Ajudar!

     Outro dia acordei de madrugada, me lembrei de que precisava tomar um remédio e me levantei. Fui até a cozinha e quase congelei com o frio que fazia! Daí pensei nas pessoas que ficam passando frio por aí, como os moradores de rua. Pedi a Deus que os abençoasse e protegesse, para que ninguém sofresse com esse frio. A partir daí voltei para a cama pensando como eu poderia ajudar as pessoas. Sempre tive esse desejo e acredito que se um dia conseguir muito dinheiro, terei um projeto de ajudar as pessoas necessitadas.
     Enquanto o sono chegava, fiquei pensando em projetos e benefícios sociais e várias outras formas de ajuda que já vi e cheguei a uma conclusão: “é bem complicado ajudar!”. Digo isso não por achar que as pessoas não mereçam, mas sim pela complexidade que esse ato pode provocar!
     Acho complexo no sentido de temer que as pessoas ajudadas se acomodem, acostumando-se a receber ajuda sem buscar elas mesmas melhorias na vida. Para alguns se torna melhor e mais fácil viver de ajuda do que buscar melhorar sua condição, sua situação. Lógico que isso é de uma forma geral, e não para todos os necessitados! Infelizmente existem pessoas assim! Sempre aprendi que mais que dar o peixe é preciso ensinar a pescar! Acredito que mais do que ajuda material, é preciso dar ajuda moral, espiritual, psicológica, motivacional, buscando promover a pessoa e não sustenta-la. A ajuda material deveria ser em casos de extrema necessidade e por um período, até a pessoa conseguir se manter sozinha.
     Outro aspecto que me parece complexo e que dificulta a ajuda é que nós, cidadãos comuns, não temos condições de ajudar a todos e acabamos tendo que “selecionar” quem e como ajudamos. Se as autoridades tivessem melhor gestão e mais competência em seu trabalho, não seria necessário que os cidadãos precisassem arcar com essa responsabilidade. As pessoas poderiam se ajudar, mas sem tanta necessidade caso as autoridades cumprissem realmente e de forma eficiente seu papel! Se a renda e os serviços fossem melhor distribuídos, de forma justa para todos, não haveria necessidade de ajuda material para tanta gente!
     Longe de mim dizer que não se deve ajudar! Muito pelo contrário! Faço parte da Sociedade São Vicente de Paulo de Pains/MG e temos como objetivo principal ajudar os necessitados. Só acho que as pessoas, benfeitores e beneficiados, precisam compreender a importância da ajuda e quando, como e por quanto tempo se deve ajudar. É preciso ter a consciência do que significa realmente caridade e ajuda ao próximo! Sempre achei que, de forma geral, pessoas que tem menos recursos materiais são as que mais ajudam (até fiz uma postagem sobre este assunto). Enquanto quem tem responsabilidade não faz o que deveria de forma correta e efetiva, vamos nos ajudando! Espero que algum dia não haja necessidade de se ajudar, apenas amor e vontade de compartilharmos e dividirmos o que temos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!