Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Foco e Fantasia

     Outro dia estava debatendo com minha esposa sobre a gente sonhar, imaginar, fantasiar e ela disse que para ela o correto é ter foco, os pés no chão. Concordo com ela que devemos ter foco, usar a razão e buscar objetivos concretos, mas não acho que isso impossibilite a gente de sonhar, imaginar, fantasiar, “fugir um pouco da realidade”!
     Para conseguirmos conquistas materiais e objetivas, precisamos ter metas reais e planos bem traçados, possíveis de serem realizados. Para alcançarmos objetivos assim, realmente precisamos de foco e pés no chão. “Viver no mundo da lua”, só na imaginação, não leva ninguém a lugar nenhum! A vida exige atenção, planejamento, organização e objetivos para se ter sucesso.
     Porém, ao mesmo tempo, nossos objetivos, por mais concretos e materiais que sejam, precisam iniciar em um sonho, na imaginação. O próprio planejamento é algo mais subjetivo, pois é realizado muito mais na mente e nem tudo é certo de sair exatamente como o programado. Ou seja, o planejamento material depende de um início imaginativo, do pensamento e não se tem certeza de seguir tudo como planejado no início ou se será necessário modificar alguma coisa ou mesmo mudar o projeto. Nossos objetivos partem de nossos sonhos.
     Além disso, viver somente no “mundo real”, sem fantasia, imaginação, sonhos, pode causar até doenças. O dia-a-dia preso somente à realidade causa estresse! Precisamos sempre de momentos de descontração e sem compromisso, mesmo com a realidade. Porque as pessoas gostam de novelas e filmes, por exemplo? Porque as levam a fugir da realidade um pouco! Esses momentos de fantasia e imaginação permitem que nossa mente descanse e “se recarregue” para os próximos passos da realidade. Sem contar que nos permite melhorar o humor, esquecer os problemas, relaxar...
     Sei que existem sonhos difíceis de realizarem e que dependem de muitas coisas além da imaginação e da vontade, mas penso que precisamos acreditar que conseguiremos. Por exemplo, sonho em ganhar na loteria e conseguir resolver meus problemas financeiros e poder dar uma vida melhor, mais confortável à minha esposa e demais familiares. Sei que não é fácil, pois preciso jogar e contar com a sorte! Porém, se eu não tiver fé e tentar de vez em quando, nunca conseguirei realizar esse sonho. Aliás, a discussão com minha esposa começou quando eu contava a ela o que faria para nós se ganhasse um prêmio assim!
     Na verdade, uma importante filosofia para mim é o equilíbrio! E neste caso também se aplica, pois a meu ver é preciso um pouco de imaginação, fantasia, sonho e também pés no chão, foco, objetivo para ser feliz e conquistar as coisas na vida. Dessa forma, aconselho a todos que procurem lutar realmente por seus objetivos, mas sem nunca deixar de sonhar e de acreditar na fantasia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!