Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Câmara e Senado: Leis ou CPIs?

    Nos últimos tempos, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília, vem produzindo muito mais escândalos de corrupção e notícias de CPIs e etc. do que leis e coisas realmente úteis para o povo. Pensem bem, há quanto tempo não vêem falar que os nobres deputados e senadores aprovaram algum projeto que realmente fosse útil para a população?
     Como eu já disse antes, em outra postagem sobre simplicidade, não precisamos, em minha opinião, de tantos deputados e senadores, muito menos de tantas comissões, de ética, rural, do esporte, bancada de partido, liderança de partido, etc. E agora, só se fala em CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito), é CPI do Cachoeira, CPI do Mensalão, dentre tantas outras. As brigas dos parlamentares não são para aprovar projetos para o povo, mas sim para disputar cargos nas tais CPIs. Um quer ser relator, outro presidente, tal partido que mais cargos que o outro, e assim vai. E o que eu acho mais interessante é que os próprios deputados, colegas dos acusados, é que os julgam. E, em algumas vezes, por mais claro que seja o caso de corrupção, por mais “provas” que a sociedade tenha, os acusados saem impunemente. Em outros renunciam para não perder o cargo e poderem voltar nas eleições seguintes.
     Mas voltando ao tema desta postagem, o trabalho básico de um parlamentar (deputado ou senador) deveria ser criar leis que beneficiem o povo, ou seja, representar a população e servir à população. Mas ao contrário disso, gastam todo o tempo de trabalho, que já é pouco, pois trabalham alguns poucos dias na semana, “investigando” e discutindo sobre investigações, brigando por cargos, acusando e sendo acusados. O trabalho deles é legislar e fiscalizar o poder executivo, mas na verdade estão numa competição, numa disputa entre situação e oposição, independente de quem esteja de qual lado. E o pior é que nenhum dos lados, e quase nenhum parlamentar está totalmente isento de culpa, totalmente livre de algo errado em “sua ficha”. Aliás, se essa Lei da Ficha Limpa realmente funcionasse, a Câmara, o Senado, as Assembléias Legislativas Estaduais, etc. estariam quase vazios. Agora parece que quem é "ficha suja" vai poder se candidatar nas próximas eleições, então pra que serve essa lei da ficha limpa?
     Às vezes até penso que, já que quase todos os políticos estão se mostrando corruptos, seria melhor se eles roubassem como já fazem, porém nem criassem CPIs para investigar. Não acho certo roubar de nenhuma forma, porém, essas investigações nunca dão em nada, “terminam em pizza” como se diz e nunca ninguém é realmente punido. Para não acontecer e não mudar nada, como acontece hoje, preferia que gastassem o tempo das investigações e acusações trabalhando pelo povo, mesmo que roubassem alguma coisa! O ideal seria que trabalhassem de verdade, sem roubar nada, mas aí já seria sonhar demais!
     O que quero dizer, em resumo, é que os parlamentares ficam gastando nosso dinheiro e nosso tempo (e perdendo o deles) acusando e investigando uns aos outros e brigando entre si, ao invés de realmente trabalhar pelo bem do Brasil e do povo. Talvez eles quisessem ser investigadores, detetives, policiais... Eles deveriam é ter vergonha desse “comportamento” e resolverem trabalhar! Não queremos e não votamos em investigadores, mas sim em parlamentares para trabalhar pelo bem comum e para criar e colocar em práticas leis, projetos e planos que realmente sejam úteis para o povo brasileiro! Parem com os escândalos, com tantas investigações e acusações, e comecem realmente a trabalhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!