Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Manual do Caroneiro"

     Moro em um bairro mais afastado do centro da minha cidade e constantemente dou carona a conhecidos do meu bairro. Nesse "processo" de carona, parei para observar alguns pontos interessantes nas pessoas que querem uma carona e que podem até atrapalhar para que elas consigam. Com estas observações, decidi postar algumas dicas para ajudar as pessoas a conseguirem carona com mais facilidade.
     Primeiramente, sempre que posso, quando o carro não está cheio de pessoas ou de objetos (minha esposa costuma carregar bastante coisa, já que trabalhamos um pouco distante de casa), não me importo de forma nenhuma em dar carona a gente boa e conhecida.
     Mas voltando às dicas, a primeira é a aparência. Não se deve pedir carona com a cara fechada, mal humorado, com o estilo de “poucos amigos” ou de “mau elemento”, por assim dizer. Tem que se passar alegria, bom humor, confiança, respeitabilidade. Ficar de mau humor e parecendo “bandido”, alguém não confiável, dificilmente vai conseguir uma carona. Complementando esta dica, nunca se deve pedir carona bêbado ou "fora do normal", pois quem concede a carona que ter segurança e tranquilidade ao fazer isso. E também não se deve ficar reclamando de tudo, da vida, contando os problemas, etc. Quem dá a carona não quer saber dos problemas dos outros, já tem os seus, além de querer um pouco de tranquilidade e distarir a mente.
     A segunda dica é que não se deve pedir carona em turma, com muita gente. Às vezes passa algum veículo com poucos lugares disponíveis e o condutor acaba preferindo não parar por não conseguir dar carona a todos. Isso sem contar que tem gente que não gosta de encher seus veículos e o fato de a polícia não aceitar, com razão por causa da segurança, lotação acima da capacidade do veículo. Neste caso, surge uma segunda parte desta dica, no caso de se pedir carona com crianças. Em certos casos, existem as exigências legais de assentos e cadeirinhas próprias para elas, o que dificulta a situação do condutor. Isso sem levar em conta o limite da lotação, que já citei.
     A terceira dica diz respeito à localização, onde esperar por uma carona. É preciso ter uma noção de onde é o tráfego dos veículos, para não esperar carona em contramão, locais de estacionamento proibido, sentido contrário para onde se deseja ir, etc. É preciso ser inteligente!
     A quarta dica é que a pessoa que quer uma carona precisa indicar claramente ao condutor que deseja uma carona e para onde vai. No meu bairro, já aconteceram diversas vezes de eu ver pessoas supostamente aguardando uma carona, mas que não se manifestaram pedindo a carona em nenhum momento. Alguns apenas me olharam passando de carro, outros até deram uma risadinha para mim, mas isso não indica que querem uma carona. Nem sempre que uma pessoa está parada em algum lugar como uma rua ou rodovia, está esperando carona. Nenhum condutor é obrigado a adivinhar que a pessoa quer uma carona, tão pouco para onde ela está indo. Portanto, de forma educada e discreta, mas com clareza, manifeste seu desejo de conseguir a carona e o local para onde pretende ir.
     A quinta dica é que quando você pegar carona juntamente com outra pessoa, não fique conversando só com essa outra pessoa. Primeiramente porque muita conversa na cabeça do condutor não é bom! Além disso, ele(a) não precisa ficar sabendo dos assuntos que vocês estão conversando. Sem contar que se for algo mais pessoal, mais "íntimo", um "estranho" ficará sabendo. Portanto, deixe para conversar sobre "seus assuntos" depois!
     A sexta dica é que nunca se deve fumar dentro do veículo de quem concedeu a carona! Cigarro já é muito chato e incômodo, ainda mais dentro de um veículo. Mais incômodo ainda quando quem fuma não é dono do veículo e nem familiar ou amigo próximo. Incomoda pela sujeira que o cigarro causa, pelo cheiro forte e horrível e pela fumaça, ainda mais se o condutor for alérgico como minha esposa e eu. Mesmo que o condutor fume, você não deve fumar, pois o veículo é dele, então tem liberdade. Talvez se ele te oferecer um cigarro ou disser que você pode fumar, mas mesmo assim, não é aconselhável.
     A sétima dica diz respeito a não pegar e nem pedir nada que esteja dentro do veículo sem que o condutor ou outro dono do veículo ofereça ou autorize. Educação é muito importante! Além de confiança, pois dá a impressão de que a pessoa pode pegar alguma coisa dos outros sem autorização, etc.
     A oitava dica é que não se deve levar animais e nem muita "bagagem" no veículo dos outros. A não ser que seja extremamente necessário, inevitável, como próximo à uma rodoviária, etc.
     Uma última dica minha, embora certamente alguém consiga pensar em alguma(s) outra(s) é que o “caroneiro” precisa observar a aparência do condutor, pois às vezes ele está com muita pressa, algum outro problema, de mau humor, etc. Pela aparência, ou “pela cara” dá para perceber se é um bom ou mal candidato a conceder uma carona.
     Bom, são dicas e conselhos simples para tentar ajudar quem precisa de uma carona. Em resumo, as principais dicas são: seja educado, inteligente, comunicativo e observador. Muitas vezes não é o condutor que não quer dar a carona, mas sim o “caroneiro” que sabe pedir! Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!