Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Rotina Também Pode Ajudar

     Muita gente reclama da rotina, que ela estraga relacionamentos, causa ansiedade, depressão. etc., mas comigo, por incrível que pareça, me ajuda a ficar mais tranquilo e organizado, ou seja, me ajuda um pouco. Eu preciso de um pouco de rotina para viver melhor! É lógico que rotina em tudo acaba causando tédio, mas, para mim, ela acaba “organizando” minha vida e minhas tarefas, me deixando mais tranquilo para executá-las de forma que eu não sinta tanta pressão.
    Parei para pensar sobre isso e acabei chegando à conclusão de que um pouco de rotina em certas áreas e em certos momentos me ajuda. Rotina demais pode transformar uma pessoa em uma espécie de “robô”, mas sob controle pode ajudar a organizar as coisas, a meu ver. Como exemplo cito o que acontece comigo: quando mudo alguma coisa fico pensando e repensando naquilo com medo de não dar certo, de não conseguir me sair bem, etc. Depois de certo tempo, repetindo as “tarefas”, acabo me habituando e sabendo bem melhor o quê e como fazer, ficando mais tranquilo, aprendendo mais e executando melhor as tarefas. É como se eu “mecanizasse” involuntariamente o que devo fazer e perdesse muito do medo de fazer errado. Talvez eu devesse chamar esse processo de adaptação, mas considero que a rotina e a repetição acabam me fazendo habituar a uma nova situação, a uma nova realidade, me fazendo ficar mais tranquilo e confiante. Depois de algum tempo é como se aquilo sempre fizesse parte de minha vida e não estranho mais nada relacionado àquela situação. Estando já acostumado com tudo organizadinho e programado, com sua ordem e sequência, ou seja, uma rotina, as coisas tendem a funcionar melhor e mais rápido.
     Minhas principais filosofias de vida são o equilíbrio, sem extremos e sem radicalismos e sempre me colocar no lugar do outro. Dessa forma, acredito que a rotina com equilíbrio, em certas áreas como o trabalho e outras que posso “agir mecanicamente” pode ajudar a produzirmos um resultado melhor. A meu ver, precisamos tomar cuidado com a rotina em relacionamentos e na parte sentimental, pois em áreas desse tipo ela pode prejudicar e muito. Bom, adquiri o “hábito rotineiro” de escrever/postar no meu blog e isso me faz bem relaxando e me ajudando a me expressar! Assim, acho que um pouco de rotina não faz mal desde com moderação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!