Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Antigamente não Tinha Isso!... Será?

    Quem já não ouviu essa frase: "Antigamente não tinha isso!"? Principalmente do pessoal mais velho! Dizem que essas mudanças e muita coisa "ruim" e "diferente" que "está acontecendo hoje" é culpa dos jovens, com as idéias malucas, etc. Daí cabe uma reflexão, especialmente sobre homossexualismo e doenças, que vou utilizar como exemplo do meu raciocínio e que é sobre o que o pessoal mais velho reclama diz que não havia! Primeiramente, preciso deixar claro que não estou defendendo ou acusando ninguém, tão pouco justificando alguma coisa, apenas refletindo!
     Sobre as doenças, realmente hoje vemos um aumento considerável do número de casos de doenças, inclusive as mais graves. Isso, ao meu ver, se deve à uma soma de fatores, entre eles a má alimentação, o estresse, falta de cuidados com a saúde, falta de exercícios físicos, etc., porém se deve também a um fator importante, o avanço na medicina. Antigamente várias pessoas morriam sem que ninguém soubesse ao certo de que. Com a evolução da medicina, surgiram diversas novas formas de diagnóstico, precisas, ou seja, agora sabemos quais as doenças. Dessa forma, graças à tecnologia, temos mais informação e conhecimento sobre doenças, sintomas, causas e etc. Neste caso, o que parece um aumento no número de casos, na verdade é um aumento no número de diagnósticos. Ou seja, os casos de doenças já existiam, mas não se sabia disso devido à falta de opções para diagnosticar. Além disso, as dificuldades de locomoção, as distâncias e a falta de veículos de comunicação/informação também prejudicavam que soubesse da existência das doenças e dos casos.
     A respeito do homossexualismo, dizem que antes não existia, mas na verdade, penso que não se via. Realmente hoje vemos falar sobre o tema e vários "exemplos" no dia-a-dia, na televisão, nas ruas, etc. Isso já é bem mais "normal" do que antes! Minha opinião é de que, com a evolução dos meios de comunicação, com as informações e conhecimentos que adquirimos, passamos a compreender melhor esse comportamento, não achando tão "absurdo" quanto outras gerações passadas. Não que não exista preconceito, mas há mais tolerância da parte de alguns do que havia anteriormente. Além da informação, do conhecimento/esclarecimento das pessoas, os meios de comunicação também ajudam a mostrar e as pessoas passam a ter mais coragem e liberdade de assumir sua "condição". Dessa forma, realmente parece que hoje em dia tem muito mais casos de homossexualismo do que antigamente. Mas se formos pensar bem, por causa das distâncias, da falta de comunicação e informação e outras dificuldades dos "tempos antigos", esses mesmos casos aconteciam, porém não se tinha notícia, não se ficava sabendo, ou seja, era mais "escondido". Aliás, o preconceito na época era mais rigoroso do que agora, sem generalizar, pois há casos e casos. Me lembro de ver no remake de "Gabriela" da Rede Globo um caso em que chamavam o cara de "invertido". Esse remake foi feito recentemente, porém a obra original, que serviu de base para a minissérie foi escrita há muito tempo atrás, o que prova que esse "tipo" de comportamento já existia.
     Se pararmos para refletir, veremos vários outros casos e exemplos deste meu raciocínio. Em resumo, o que aconteceu não foi que surgiram casos novos do que citei, mas apenas temos mais meios de locomoção, comunicação, informação, mas liberdade de expressão, etc. Ou seja, o que faz parecer que surgiram mais casos de coisas que não se via antigamente, é a evolução natural do mundo e da sociedade, através da tecnologia e da evolução da mentalidade de muitas pessoas (algumas ainda estão "presas" no passado). Mas a gente precisa ter paciência com o pessoal mais velho, pois ele sentem alguma dificuldade em se adaptar às novidades desse mundo que já evoluiu bastante e que não pára de evoluir, e acabam culpando os jovens. O importante é que respeitemos todas essas mudança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!