Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O Preço do Progresso

     Como todos já devem saber, moro em Pains/MG, uma pequena cidade de pouco mais de 8.000 habitantes e estive refletindo sobre coisas que ocorreram em minha cidade que "chocaram" as pessoas. Há algum tempo houve assassinato brutal de um morador conhecido na cidade e mais recentemente houve um assalto à agência do Banco do Brasil com explosão dos caixas eletrônicos. Isso sem contar outros assaltos que já ocorreram há um pouco mais de tempo à agência do Sicoob/Bancoob e dos Correios.
   Infelizmente, casos como esses são comuns hoje em dia, especialmente em centros maiores, cidades grandes, mas para cidades como a nossa, não aconteciam antigamente. Refleti sobre o motivo de estes casos estarem aumentando tanto, especialmente em cidades pequenas, do interior, como a minha e cheguei a conclusão de que o principal motivo é o "progresso".
     Pode parecer estranho dizer que o progresso, ou seja, o avanço das coisas, no caso, das cidades, das pessoas e da sociedade, possa estar causando este tipo de problemas, mas se pensarmos bem, é verdade. Além de outros fatores, o progresso, através da evolução da tecnologia, dos meios de comunicação e de segurança, acabam por dificultar alguns tipos de crime em centros maiores, favorecendo o "deslocamento" dos criminosos para cidades menores, com menos segurança. Essa mesma evolução, especialmente dos meios de comunicação, tornam cidades menores como a minha mais conhecidas e "vistas" pelo mundo a fora, chamando a atenção de pessoas que antes talvez nem imaginassem que ela existisse.
     Outro fator, que muitas pessoas mais velhas da cidade já comentaram e não deixam de ter razão, é a chegada de grandes empresas, no nosso caso, para exploração do calcário que acabam "trazendo" também mais visibilidade e conhecimento a respeito das pequenas cidades e também "mais crimes" como já ocorrem em centros maiores, com mais recursos. Com a chegada destas grandes empresas, muitos funcionários "de fora" vêm para trabalhar, aumentando a população, o conhecimento da cidade e os recursos financeiros para o município. Dentre estes funcionários, acabam vindo pessoas "ruins" (graças a Deus são a minoria!), o que atrai também problemas e crimes.
     Logicamente que tudo que mencionei referente ao progresso traz também vários benefícios importantes para nossas cidades e, consequentemente, para nós, como maiores recursos financeiros, mais oportunidades de emprego, mais informação e conhecimento, etc. O que quero com esta postagem é apresentar uma questão que as cidades menores ainda não "amadureceram", o progresso também traz problemas e é preciso se preocupar, refletir e encontrar soluções para eles. Em resumo, as cidades pequenas não podem ficar apenas felizes com os benefícios, "enxergando" e comemorando os pontos positivos do progresso, mas evoluírem e se prepararem para enfrentarem os negativos. Tudo na vida tem o lado bom e o lado negativo, cabe a nós aproveitarmos o lado bom e saber "vencer" o lado ruim! As cidades menores precisam de mais atenção das autoridades "externas" e delas mesmas para enfrentarem esses problemas e evitar que crimes continuem a crescer! Queremos evoluir e "nos parecer" com os centros maiores no desenvolvimento e não nos problemas e na criminalidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!