Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de Verão

     Neste final de semana, mais especificamente de sábado para domingo, inicia-se o polêmico horário de verão. Este ano o período do horário de verão será do dia 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014. Basicamente, para quem ainda não sabe, o horário de verão se trata de um período em que alguns estados do Brasil adiantam os relógios em uma hora com o objetivo de se economizar energia elétrica.
     Bom, como tudo, o horário de verão também seu lado positivo e seu lado negativo. O positivo é que quando saímos do trabalho, ainda temos um tempo de "claridade do dia" para fazer alguma coisa, pois só escurece lá pelas 19:30 hs às 20:00 hs. E também parece, ou seja, temos a sensação, de que o tempo passa mais rápido.
     Mas, para ser sincero, não gosto e não sou muito a favor do horário de verão! Primeiro porque sou obrigado a fazer uma coisa que detesto, acordar muito cedo para trabalhar. Só acordo cedo por necessidade! Tenho que acordar mais cedo ainda por uma questão de lógica, já que o relógio está uma hora adiantado. Em segundo, não concordo plenamente com o raciocínio de economia dos "idealizadores" e "organizadores" do horário de verão. Isso porque eles alegam que a gente utiliza menos energia acendendo as luzes mais tarde, já que "temos uma hora a mais no dia, de claridade natural". Pode até ser verdade que economizamos um pouco com isso, porém ao acordarmos mais cedo, inclusive tem pessoas que acordam de madrugada e têm que acordar muito cedo nesse horário, vão precisar acender as luzes. Ou seja, na verdade troca-se o horário que se acende as luzes e não se deixa de utilizá-las. E com o calor, gasta-se menos energia com o chuveiro, mas gasta-se mais com ventiladores e ar condicionado. Em resumo, não acredito que essa medida do horário de verão realmente economize tanta energia assim! E eles ainda afirmam que a economia é suficiente para iluminar uma cidade (não me lembro de qual utilizam como referência) durante um período de tempo (não me lembro da quantidade exata). Acho muito pouco pelos contratempos causados pelo horário de verão. Outra coisa que me estranha, é porque não é todo o Brasil que "entra" no horário de verão. São apenas alguns estados que consomem mais? Somente alguns precisam economizar?
     E o horário de verão mexe com o fuso horário do Brasil, que passa a ter maiores diferenças de horário entre as regiões, ainda mais por ser um país continental. Assim, se torna mais complicado ter um horário de referência, inclusive para marcações de eventos. E quanto esse horário mexe com nosso relógio biológico! Acabamos prejudicados no sono com as mudanças de horário para dormir e acordar, além do aumento do calor que já prejudica. Nos prejudica também na alimentação, pois temos que comer mais cedo, às vezes estando sem fome e acabamos desregulando toda nossa alimentação. Mudanças deste tipo precisam de um período maior de tempo para nos acostumarmos, o que não temos, pois quando estamos acostumando, volta ao horário normal. Daí recomeça as confusões no nosso relógio biológico.
     Enfim, não gosto e não sou a favor desse horário de verão, mas não posso fazer nada a respeito! Assim, procuro fazer o que sempre faço na vida, tentar enxergar o lado positivo e aproveitar os benefícios.

Um comentário:

  1. Então, Mayender, concordo plenamente com vc! Essa ideia de economia é um tanto qto controversa, né? Mas nem se compara à triste realidade de perder 1 horinha de sono, rs!

    ResponderExcluir

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!