Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cuidados com a Saúde

     Outro dia, estávamos falando sobre dietas e outros cuidados com a saúde, aí me lembrei de uma coisa que minha sogra disse e que um outro amigo também disse e fiquei refletindo. Minha sogra disse que não deixa de comer as coisas pois quando se fica doente, mais seriamente, uma das primeiras coisas que o médico manda é controlar a alimentação, fazer uma dieta, proibindo algumas coisas. E meu amigo disse que não passa vontade das coisas de comer, pois um dia ele morre e deixa tudo aí, indo embora "com vontade".
     Fiquei pensando pois os dois têm razão. Realmente não acho que devamos passar vontade de comer alguma coisa, se temos condição por alguns motivos. Primeiro porque existe gente que não tem condições nem de se alimentar "basicamente" quanto poder comer alguma coisa que tem vontade e é até pecado desperdiçarmos a oportunidade e até mesmo comida. Em segundo pelo que meu amigo disse, pois podemos morrer amanhã e não teremos aproveitado um prazer tão simples quanto comer algo de que gostamos. E ainda tem o aspecto do que meu pai me diz, que "o que a boca economiza, a farmácia gasta", boa alimentação ajuda a manter a saúde.
     E sobre o que minha sogra disse, realmente temos que aproveitar enquanto podemos comer de tudo, sem proibições e/ou preocupações com qualquer alimento ou tipo de alimento. Quando adoecemos, por exemplo, apresentamos problema de glicose alta ou de pressão alta, a primeira medida a ser tomada é diminuir e/ou cortar doces (no caso da glicose) e sal (no caso de hipertensão), ou seja, uma dieta, às vezes radical.
     Porém, como sempre digo, não devemos achar que tudo está sempre 100% certo, pois tem algo de errado, ao meu ver, nos dois raciocínios. Precisamos cuidar de nossa saúde e a alimentação é um ponto importantíssimo para isso. Se nos alimentamos bem, podemos evitar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros. Portanto, precisamos ter cuidado com nossa alimentação hoje, enquanto ainda estamos bem de saúde, justamente para não termos que nos privar de saborear algo no futuro.
     Assim, a conclusão que chego a esse respeito é de que devemos ter equilíbrio, pois acho que não devemos passar vontade de comer alguma coisa (pelos motivos que citei acima), mas também não podemos exagerar e não ter nenhum cuidado com a alimentação, para evitar problemas futuros de saúde. Acho que a melhor forma é procurar nos alimentar bem, com verduras, frutas, legumes, pouca gordura, pouco sal, etc. na maior parte do tempo para podermos ter direito de "abusar" um pouco de vez em quando com um sanduíche, um belo churrasco, uma feijoada. etc. Com controle e equilíbrio, podemos aproveitar tudo de bom que a vida tem para oferecer, inclusive comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!