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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sua Satisfação é Nossa Meta!

     Hoje em dia a concorrência em todos os ramos de atividade, de comércio, industrialização, serviços, em todos os locais está muito alta. O mercado, com a evolução da tecnologia, da informação, com o aumento de consumo e do poder de compra do consumidor, está altamente competitivo. Dessa forma, não basta mais ter um bom preço, um bom produto, pois o cliente/consumidor também está mais exigente. A qualidade no atendimento é fundamental! Educação, atenção e conhecimento são indispensáveis na hora de atender e "conquistar" o cliente.
     O cliente hoje se "fideliza" a um "fornecedor" de produtos e/ou serviços mais pela sua satisfação do que por preço e/ou qualidade. Logicamente que preço e qualidade também são importantes, porém não é o que "fideliza" o cliente, uma vez que qualquer um pode fazer e oferecer o mesmo. Assim, aquele que satisfaz mais e melhor seu cliente é que conquista o direito de tê-lo de volta para adquirir seus produtos e/ou serviços em outras oportunidades.
     Infelizmente o que tenho visto em muitos casos é uma falta de atenção no tratamento ao cliente de diversas formas. Entre elas o caso daquele atendente que recebe o cliente com a "cara fechada", de mau humor, como se estivesse fazendo um favor para ele. Na verdade, o cliente sustenta o empreendimento, não só financeiramente, mas através de divulgação positiva, que pode ser negativa. Portanto, atender bem um cliente não é nem obrigação, mas sim uma forma inteligente de garantir um cliente e propaganda positiva de seu negócio, atingindo assim, sucesso e retorno financeiro. Outro ponto que vem deixando a desejar em alguns casos é a falta de organização, onde os funcionários executam atividades que atrapalham o consumidor no momento da "compra", dificuldades e atraso para pagamentos, falta de opções de escolha, etc. Tudo isso, mesmo não parecendo e muitos "comerciantes" achando que não é importante ou que não é notado, é sim observado, analisado e até comentado pelo consumidor/cliente, fazendo com que a imagem daquele negócio fique manchada. Um cliente satisfeito, bem atendido, sem dúvida volta a consumir e ainda atrai outros! Por exemplo, há pouco tempo comprei um produto na internet e tivemos alguns probleminhas com relação ao modelo, mas o vendedor me tratou tão bem, com tanta atenção, procurando minha satisfação e resolver o problema (o que, aliás, conseguiu) que certamente irei "procurá-lo" da próxima vez que precisar de um produto semelhante e recomendá-lo a outros compradores. Dessa forma, procurar realmente satisfazer seu cliente com boa qualidade dos produtos e/ou serviços, preço e, principalmente, educação e atenção, é a forma de se conseguir sucesso.
     No mercado moderno, altamente competitivo e com um grande número de concorrentes em todos os setores e segmentos, conseguir "fidelizar" um cliente (ou vários) é a uma grande vitória rumo ao sucesso. Nesse caso, vale aquela lei do "prevalece o mais forte", que até pode ser adaptada para "prevalece o mais inteligente, o mais eficaz". Atender bem e satisfazer seu cliente é uma prova de inteligência e capacidade de vencer e se consolidar! Busquem a satisfação real do cliente e não irão se arrepender!
Artigo Publicado no Site Artigonal.com

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