Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Gente se Acostuma!

   Moro em um bairro (Alvorada) afastado cerca de 2,5 km do centro da minha cidade (Pains/MG), localizado às margens da rodovia MG 170. Há algum tempo atrás, um amigo que mora no centro de Pains, foi me visitar e comentou que havia muito barulho do trânsito, até bastante movimentado, na rodovia ao lado do bairro. Daí me lembrei de que um outro amigo, de outra cidade havia passado uns dias em minha casa e dito algo semelhante, sobre o barulho do trânsito. O mais interessante é que minha esposa e eu e praticamente todos os moradores do meu bairro nem notam esse barulho.
     Outro dia, parei para pensar porque isso acontece e me lembrei de outra história que meu pai me contou de quando foram visitar um curtume, onde o mau cheiro é impressionante e que havia um funcionário de lá almoçando num canto. Meu pai perguntou a ele se o mau cheiro não incomodava e ele disse que não, que já havia se acostumado. Essa lembrança esclareceu minha dúvida, a gente nem percebe o barulho da rodovia porque a gente já se acostumou com ele.
     E é engraçado como a gente se acostuma com as coisas e estas se tornam ou mecânicas ou "invisíveis". Por exemplo, sempre morei com meus pais na mesma casa até me casar há quase 6 anos atrás. Já me habituei tanto à minha "nova vida" e minha nova casa que nem me lembro totalmente de como era minha vida e como era morar na minha antiga casa. Lógico que tenho lembranças importantes, mas é como se eu já fosse casado e morasse na minha atual casa desde sempre. E para dirigir, por exemplo, nem percebo quando troco marchas, acelero, freio, etc. já está tudo "mecânico", praticamente automático.
     O ser humano é um ser que se adapta a praticamente tudo, de coisas boas a ruins, de ambientes e situações, como calor, frio, etc. Até por falar nisso, já repararam como os jogadores (por exemplo) de futebol que vão para outros países frios com Rússia, Ucrânia, etc., reclamam do frio e os "nativos" desses países nem notam tanto frio? Assim como a situação se inverte quando os estrangeiros "do frio" vêm ao calor do Brasil?
     Infelizmente também estamos nos acostumando com a violência, com a corrupção, etc. Esse "poder" de adaptação do ser humano, como tudo que existe, tem seu lado positivo e seu lado negativo. Espero que não nos acostumemos tanto com as coisas ruins que passemos a ignorá-las, pois assim a tendência é de que piorem!
     E o que é mais legal é como somos todos diferentes, apesar de sermos basicamente a mesma coisa, seres humanos, cada um se adapta a um coisa, situação e/ou ambiente diferentes e de forma diferente. Por exemplo, eu nem noto o barulho da rodovia, enquanto meus amigos estranharam. Eles já se acostumaram com outras coisas que me parecem diferentes, estranhas. Isso é o que torna o ser humano tão interessante!
     Bom, já que vamos nos acostumar mesmo com tudo, que possamos nos acostumar apenas com mudanças e coisas boas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou do meu blog ou das minhas opiniões e postagens!